Home CULTURA Diversos Teatro Ipanema realiza celebração do Dia do Teatro Acessível

Teatro Ipanema realiza celebração do Dia do Teatro Acessível

0

Comemorado no dia 19 de setembro, o Dia Nacional do Teatro Acessível será lembrado no Teatro Ipanema com uma programação especial. O local vai receber o grupo Os Inclusos e os Sisos – Teatro de Mobilização pela Diversidade com o espetáculo “Ninguém mais vai ser bonzinho” com apresentação gratuita, a partir das 20h30. Com muito humor, o grupo promete encantar pessoas com e sem deficiência.
Criado em 2003 pela atriz Tatá Werneck e já assistido por mais de 100 mil pessoas nas cinco regiões do Brasil, o  grupo “Os Inclusos e os Sisos – Teatro de Mobilização pela Diversidade”, realiza, por todo o país, apresentações e oficinas de teatro acessível inteiramente gratuitas. As atividades são sempre acessíveis, e contam com o apoio e realização da ONG Escola de Gente – Comunicação em Inclusão, fundada pela jornalista e escritora Claudia Werneck, referência internacional no tema da inclusão.

As apresentações do grupo encorajam a participação de pessoas com e sem deficiência na plateia, de diversas faixas etárias. O espetáculo consiste em adaptações de histórias e livros de Claudia Werneck. A mais recente é um espetáculo de esquetes, baseadas no livro “Ninguém mais vai ser bonzinho na sociedade inclusiva”.

“A mostra não tem o objetivo de garantir apenas que pessoas com deficiência estejam nas plateias, mas que todas as pessoas, com ou sem deficiência, possam fruir e participar das produções com total dignidade”, defende Claudia Werneck.

O espetáculo contará com diversos recursos de acessibilidade, como acessibilidade física, assentos reservados para cadeirantes ou quem tem mobilidade reduzida, atendimento com acessibilidade desde a fila, audiodescrição, banheiros reservados, estenotipia, língua de sinais brasileira (Libras), língua de sinais tátil, linguagem simples, material de comunicação em letra ampliada, braile e meio digital (físico e online) e visita tátil às instalações.

Sobre o grupo

“Os Inclusos e os Sisos” surgiu em 2003, a partir da iniciativa da atriz Tatá Werneck, que mobilizou estudantes de Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) para colocar o teatro a serviço de temas como inclusão, direitos e acessibilidade. Em 2015, foi reconhecido no escritório das Nações Unidas em Viena, na Áustria, como uma das mais inovadoras experiências em direitos de pessoas com deficiência do mundo.
Serviço:
“Ninguém mais vai ser bonzinho”

Local: Teatro Ipanema (Rua Prudente de Morais 824 A, Ipanema)

Data: 19 de setembro de 2018

Horário: 20h30

Classificação: Livre
ENTRADA GRATUITA

Veja mais artigos
Load More In Diversos

Verifique também

Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro comemora 90 anos

Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro completa 90 anos, serão apresen…