Home CULTURA Diversos Museu Nacional da Quinta da Boa Vista arde em Chamas

Museu Nacional da Quinta da Boa Vista arde em Chamas

0

Em um incêndio de grandes proporções o Museu Nacional na Quinta da Boa Vista no Rio de Janeiro foi consumido por chamas, o incêndio começou por volta de 19:30 e consumiu todo o prédio do mesmo. Segundo informações preliminares todo o acervo da instituição foi consumido pelas chamas.

O museu originalmente foi residência oficial da família real de 1808 até a Proclamação da República, em 1889. Vindo de Portugal, D. João VI fixou-se no Paço, construção original de 1803 que lhe foi cedido por um abastado comerciante português. Ali manteve-se toda a linhagem dos Orleans e Bragança, tendo D. Pedro II e sua filha, a Princesa Isabel, nascido naquele palácio. O nome da Quinta vale-se da boa vista que se tinha a partir da construção instalada no topo da colina, de onde era possível ver a Baía de Guanabara.

É a mais antiga instituição científica do Brasil e o maior museu de história natural e antropológica da América Latina. Criado por D. João VI, em 06 de junho de 1818 e, inicialmente, sediado no Campo de Sant’Anna, serviu para atender aos interesses de promoção do progresso cultural.

O Museu foi tema da escola de samba Imperatriz Leopoldinense no último carnaval e completou 200 anos de existência em junho, quando foi assinado um acordo de repasse de verbas junto a BNDES, infelizmente a verba não havia sido liberada ainda para que as reformas pudessem ser feitas no prédio de mais de 200 anos. A instituição sofria a algum tempo com a falta do repasse de verbas pela UFRJ a qual era ligada, contando com um acervo de mais de 200 mil exemplares entre fósseis, múmias, documentos históricos e peças únicas que foram consumidas pelas chamas em mais de 3 horas de duração do sinistro uma boa parte da História do Brasil que encontrava-se ali arquivada foi consumida.

Os estudantes de museologia da UNIRIO divulgaram um pedido:

“Diante da tragédia desta noite (02/09/18) os estudantes do curso de museologia da UNIRIO estão se mobilizando para preservar a memória do Museu Nacional, pedimos a todos que possuírem imagens (fotografias/vídeos/até selfies) do acervo e espaços expositivos que compartilhem conosco, enviando para o e-mail: [email protected]

Fotos: Roberto Nunes e Lucas Freitas

Veja mais artigos
Load More In Diversos

Verifique também

Coletivo Lança oferece oficinas online para artistas

Da produção à divulgação. Algumas das principais ferramentas para tirar o projeto do papel…