Home CULTURA Diversos Solar Meninos de Luz promove aulas de educação musical para alunos e moradores do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo

Solar Meninos de Luz promove aulas de educação musical para alunos e moradores do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo

0

Na próxima terça-feira (26/6), a Orquestra Solar Meninos de Luz fará a sua primeira apresentação do ano.

 Fundada há 26 anos, a ONG Solar Meninos de Luz, que promove educação integral, cultura, esportes, apoio à profissionalização, cuidados básicos de saúde e de assistência social às famílias com maior nível de desestruturação das comunidades do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, em Copacabana, ganhou a Orquestra Solar Meninos de Luz, que conta com o patrocínio de instituição privada através de leis de incentivo.

 Com o objetivo de ampliar ainda mais o leque de atividades oferecidas aos alunos, de modo a proporcionar uma formação ainda mais completa, a Orquestra Solar Meninos de Luz dispõe de aulas gratuitas de violino, viola, flauta transversa, violoncelo, clarineta, trompete, trombone e contrabaixo acústico para alunos do Solar e moradores das comunidades do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, com aulas ministradas por quatro professores distintos e a coordenação do renomado maestro Marco Aurélio Silva.

 Silva foi o responsável por fundar quatro orquestras e, no Solar, não foi diferente. Iniciado no segundo semestre de 2017, a intenção é que o projeto, que tem duração de 1 ano e aulas desde a educação musical, culmine na formação de uma filarmônica. A instituição já dispunha de mais de 40 instrumentos musicais doados para um projeto anterior e conta agora, para esta empreitada, com o patrocínio do Hotel Belmond Copacabana Palace através da Lei do ISS e apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

 A Orquestra Solar Meninos de Luz fará a sua primeira apresentação do ano no dia 26 de junho (terça-feira), no teatro da instituição.O Concerto terá a participação do Coral Meninos e Luz, alunos do ensino fundamental (1º, 2º e 3º ano) do Solar. No repertório, estão obras de compositores como Bach e Beethoven. Soba a regência do diretor artístico Marco Aurélio Silva, os alunos subirão ao palco juntos para interpretar “Estudo de cordas soltas” (Marco Aurélio A. da Silva), “Sinfonia nº 9” (Beethoven) e “Chorralle II e Choralle III” (J. S. Bach – arranjo: Marco Aurélio A. da Silva). A apresentação é aberta ao público e gratuita.

 Criadora da ONG, a pedagoga Iolanda Maltaroli, conta que abrir uma escola de música para a comunidade era um antigo sonho.

 “Não dá para educar sem música. A música torna o pensamento dos alunos amorável, afetuoso. Faz com que eles comecem a se interessar pelo que antes não interessava. Era um velho sonho, que agora está virando realidade”, pontua.

 SERVIÇO:

Data: 26/06/2018

Local: Teatro Meninos de Luz – R. Saint Roman, 142 – Copacabana – Rio de Janeiro – RJ

Horário: 15h

Telefone: (21) 2522-9524

meninosdeluz.org.br – @meninosdeluz

Fotos Divulgação

Veja mais artigos
Load More In Diversos

Verifique também

Theatro Municipal abre a Temporada 2021 Abertura On-Line

No mês em que a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro completa 90 ano…