Home SHOWS Nenhum de Nós no Imperator

Nenhum de Nós no Imperator

0

Desde setembro de 2015 o Nenhum de Nós não se apresentava no Rio de Janeiro. Naquela oportunidade a banda lançou seu álbum “Sempre é Hoje”, numa tournée que durou 33 meses, teve mais de 200 shows e encerrou em abril deste ano. Agora a banda retorna ao Rio em junho para lançar seu primeiro EP, chamado “Doble Chapa”.

 “Uma Vida Ordinária”, primeiro single do EP, fala de alguém que deseja sair de uma vida sem perspectiva e que acorda cedo para conseguir isso. Alguém que busca seu próprio caminho. A música ganhou versão para o espanhol, já que sua autoria em parceria com Thedy Corrêa  é assinada também pelo músico uruguaio Fede Lima, cujo projeto artístico se chama SOCIO. É com ela que o quinteto gaúcho renova parcialmente seu repertório e inicia uma nova tour pelo Brasil.

 As interações com o pop & rock uruguaio não param por aí: a faixa  “Fã de Faith No More” é uma versão do Nenhum para um dos maiores hits de SOCIO. E a música “O Aprendiz”, é uma versão para o português de uma canção da banda uruguaia Cuarteto de Nos.

 Doble Chapa é uma expressão que define as pessoas que vivem na fronteira próxima ao Uruguai. Motivo de documentários, ensaios literários e canções, inspirou o grupo gaúcho a batizar o EP.  “Fronteiras  podem ser legais na medida que abrigam iniciativas culturais marcadas por peculiaridades. Misturar estas particularidades para gerar algo novo é o tom deste novo trabalho”, revela o guitarrista Carlos Stein. “Com Doble Chapa reforçamos nossa identidade latino-americana” complementa Thedy Corrêa. E prossegue: “somos apaixonados pelo nosso continente e temos especial orgulho de nossa condição de sulistas e gáuchos (com o acento castelhano). Nossa cultura é o resultado desta mistura que não conhece fronteiras e que faz com que haja sintonia mesmo falando línguas diferentes”.

 Com o lançamento deste EP, o primeiro nos 31 anos de carreira da banda, o Nenhum prossegue reforçando seus laços com os artistas do Prata, desta vez também no campo autoral. Sobre isto fala Carlos Stein: “temos uma identificação natural com o rock produzido nesta região. Usamos as mesmas fontes. Mas isso não é novidade em nossa carreira. A novidade é lançar um trabalho totalmente voltado para isto”. E Thedy Corrêa reforça: “quando ouço uma canção em castelhano que eu gosto, automaticamente faço versões na minha cabeça como um exercício criativo. Algumas destas versões entraram em discos, outras apenas ficaram como experimentos. Mas o vai e vem do idioma é incrivelmente estimulante.”

 E Thedy fecha uma reflexão sobre os percalços da integração musical latina: “falta um fortalecimento do mercado latino no Brasil, que o ignora solenemente. Somos mais suscetíveis às influências europeias e americanas do que aquela que nos proporciona a proximidade com os vizinhos de continente. É uma visão colonialista que atrapalha o intercâmbio cultural. Bandas como Nenhum de Nós e Paralamas do Sucesso fazem esta aproximação há décadas. Falta que outros artistas resolvam aderir à causa.”  E Carlos completa:  “embora exista muita admiração de parte a parte entre nossos países, o lado cultural ainda se ressente do tamanho do mercado. Acho que trabalhos como esse e investir nestes intercâmbios através de shows, podem ser o caminho para se construir algo mais concreto”.

 Prosseguindo a nova tour cuja estreia foi em São Paulo, o Nenhum vai mantendo sua trajetória bem sucedida no mercado brasileiro, mas continua atento à cena musical dos países latinos. Em outubro de 2017 o grupo completou 31 anos de carreira.  Com a consistente marca de mais de 2000 shows, 17 discos e 03 DVD’s lançados, a banda  já recebeu inúmeros  prêmios, reconhecimento de público e de crítica, e possui uma imensa legião de fãs no Brasil e na América Latina. “Doble Chapa” é um novo capítulo desta longa e exitosa história.

 O single “Uma Vida Ordinária”, também com versão em espanhol, está disponível nas plataformas digitais. O EP em formato físico chegou às lojas na segunda semana de abril. E está também na íntegra para distribuição digital. O lançamento é do selo Ímã Records.

 Estarão no palco do Imperator no Rio de Janeiro,  Thedy Corrêa (voz) ,  Veco Marques e Carlos Stein (guitarras e violões),  João Vicenti (teclados e acordeón), Sady Homrich (bateria) e, como músico convidado, Estevão Camargo (baixo e vocais).  Além das canções do novo EP, prometem também animar seu imenso público carioca com muitos de seus hits poderosos como  “Camila Camila”,  “Paz e Amor”,  “Você Vai Lembrar de Mim” e “Vou Deixar Que Você Se Vá”, entre outros.

 Serviço:

Evento: NENHUM DE NÓS – DOBLE CHAPA

Data: 29 de junho

Horário: Sexta-feira, às 21h | Abertura da casa: 1h antes do evento

Local: Imperator – Centro Cultural João Nogueira (Teatro)

Endereço: Rua Dias da Cruz, 170 – Méier/RJ

Valor do Ingresso: Pista, plateia inferior e balcão – R$ 50 (inteira) / R$ 25 (meia)

Local de venda: Bilheteria do Centro Cultural, Terça e Quarta: 13h às 20h30; Quinta a sábado: 13h às 21h30; Domingo: 13h às 19h30. Ou através do site ingressorapido.com.br

Classificação: Livre

Duração do evento: 90 minutos

Informações: (21) 2597-3897 (das 9h às 12h/13h às 18h). Exceto Feriados.

Foto  Raul Krebs

Veja mais artigos
Load More In SHOWS

Verifique também

Gloria Bomfim faz Transmissão Ao Vivo no Teatro Rival Refit “Abrindo Porta”

A cantora Gloria Bomfim reúne parte da sua Banda Gloriosa para o show “Aos Povos das…