Home CARNAVAL SP Ordem de Desfile das Escolas de Samba de São Paulo

Ordem de Desfile das Escolas de Samba de São Paulo

0

 

A Liga SP, em plena comemoração aos seus 32 anos organizando o Carnaval Paulistano, definiu nessaterça-feira (19 de junho), no Hall do Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo a Ordem dos Desfiles das Escolas de Samba para a próxima temporada do Carnaval SP 2019.

Em clima de muita festividade, o evento contou com a apresentação do presidente da entidade, Paulo Sergio Ferreira, e uma participação especial da musa Juju Salimeni, Rainha de Bateria da X-9 Paulistana. Além disso, todos os dirigentes e representantes das 34 agremiações dos grupos Especial, Acesso e Acesso 2 participaram do sorteio para a definição de suas posições no desfile do Carnaval SP 2019.

A cerimônia foi festejada com direito a bolo, “Parabéns pra Você”, com a linda entrada do mestre-sala e porta-bandeira representando a Liga SP, e muito samba apresentado pela banda Quesito Melodia, formada pelos interpretes Afonso Campos, Darlan Alves, Jorge Soares e Vagner Mariano, e dos músicos Bruno Alves de Carvalho (cavaco), Cassiano de Andrade Lima, Fernando Moreira e Roberto Lopes na percussão, Raphael Henrique Moreira (surdo), Ricardo Rigolon (chanel e violão) e Robson Ricardo (sopro).

Entre o sorteio de cada um dos grupos teve apresentação dos componentes das 34 agremiações. No primeiro momento, a ala das baianas, acompanhada da velha guarda, veio para abrilhantar o Hall do Palácio das Convenções do Anhembi. Depois, foi a vez do gingado e samba no pé das passistas reinarem no evento.

A festa prosseguiu com o belo espetáculo apresentado pelos casais de mestres-salas e porta-bandeiras das 34 agremiações para todos os convidados. Entre o sorteio de cada um dos grupos teve apresentação dos componentes das 34 agremiações. No primeiro momento, a ala das baianas acompanhada da velha guarda veio para abrilhantar o Hall do Palácio das Convenções do Anhembi. Depois, foi a vez do gingado e samba no pé das passistas reinarem no evento.

Segundo o presidente da entidade, Paulo Sergio Ferreira, este encontro é o marco para o andamento, planejamento, preparação e organização para a realização de mais uma edição desta grande festa paulistana. Ele ainda aproveitou para agradecer todos que apoiam e acreditam no carnaval paulistano, e parabenizou todos os dirigentes das escolas de samba pelo envolvimento e interação com a entidade, “eles são os grandes protagonistas pelos grandes espetáculos, contribuindo para o crescimento deste grande evento, o Carnaval de São Paulo”, resumiu ele.

O sorteio, totalmente imparcial, determinou o horário em que cada uma das escolas de samba apresentará seus espetáculos. Cada um dos dirigentes das agremiações retiraram as bolas que determinaram a sequência das posições, com exceção da Colorado do Brás, Águia de Ouro, Mocidade Unida da Mooca, Primeira Cidade Líder e Acadêmicos do Tatuapé, regidos pelo regulamento da Liga SP.

Vale lembrar que há três semanas (28 de maio), membros do Grupo Especial já haviam se reunido para estabelecer o dia de desfile das 14 escolas de samba.

Com o título conquistado, a bicampeã Acadêmicos do Tatuapé (Grupo Especial) do Carnaval SP 2018, tem o direito, de acordo com o regulamento, de escolher a data e horário de sua apresentação. Dessa forma, a escola optou por ser a quinta a desfilar, na sexta-feira de Carnaval (1º de março/2019). Embora com o privilegio alcançado, o presidente da escola, Eduardo dos Santos, reconhece a importância e a expectativa das comunidades para este evento, já que “o sorteio da ordem dos desfiles é importante para o Carnaval, para a organização e para o planejamento das escolas”, comenta Eduardo.

Enquanto as escolas Colorado do Brás, Águia de Ouro, que passaram a integrar o Grupo Especial, serão as primeiras agremiações a desfilar nos dias 1º e 2 de março/2019, respectivamente.

O presidente da Águia de Ouro e vice-presidente administrativo da Liga SP, Sidnei Carrioulo Antônio, se emocionou ao falar desses 32 anos de intenso convívio com a família carnavalesca, “fico muito satisfeito de ter alcançado todo esse tempo como co-fundador da Liga SP, de ter contribuído de alguma maneira pelo Carnaval de São Paulo, de chegar onde chegou”.

Após a realização do sorteio de cada um dos grupos, na seguinte ordem realizada na noite de 19 de junho/2018: Acesso 2, Acesso e Especial, não houve troca de posições. A Liga SP permite que as agremiações, em comum acordo, mudem os horários.

No encerramento da festa, toda a comunidade, seus representantes e os dirigentes das 34 escolas de samba  tomaram conta da pista movidos por esta grande celebração e o início oficial da organização para o Carnaval SP 2019.

 

Confira o cronograma dos Desfiles das Escolas de Samba

Grupo Especial

 1ª noite (Sexta-feira, 1º de março)

23h15 – Colorado do Brás

0h20 – Império de Casa Verde

1h25 – Mancha Verde

2h30 – Acadêmicos do Tucuruvi

3h35 – Acadêmicos do Tatuapé

4h40 – X-9 Paulistana

5h45 – Tom Maior

 

Grupo Especial

2ª noite (Sábado, 02 de março)

22h30 – Águia de Ouro

23h35 – Dragões da Real

0h40 – Mocidade Alegre

1h45 – Vai-Vai

2h50 – Rosas de Ouro

3h55 – Unidos de Vila Maria

5h00 – Gaviões da Fiel

 

Grupo de Acesso

3ª noite (Domingo, 03 de março)

21h – Mocidade Unida da Mooca

22h – Independente Tricolor

23h – Barroca Zona Sul

0h – Nenê de Vila Matilde

1h – Leandro de Itaquera

2h- Camisa Verde e Branco

3h- Unidos do Peruche

4h – Pérola Negra

 

Grupo de Acesso

4ª noite (Segunda-feira, 4 de março)

20h – Primeira da Cidade Líder

20h50 – Amizade Zona Leste

21h40 – Torcida Jovem

22h30 – Estrela do Terceiro Milênio

23h20 – Unidos de Santa Bárbara

00h10 – Tradição Albertinense

1h – Uirapuru da Mooca

1h50 – Imperador do Ipiranga

2h40 – Camisa 12

3h30 – Combinados do Sapopemba

4h20 – Dom Bosco

5h10 – Morro de Casa Verde

Fotos : Marcelo Messina/Liga SP

Veja mais artigos
Load More In SP

Verifique também

Tati Minerato é a nova rainha de bateria da Porto da Pedra

A campeã do Power Couple Brasil 3, Tati Minerato é a nova rainha de bateria da Unidos do P…