Home CULTURA Diversos Boi Garantido encerra a primeira noite do 53º Festival Folclórico de Parintins

Boi Garantido encerra a primeira noite do 53º Festival Folclórico de Parintins

0

O 53º Festival Folclórico de Parintins que vai acontecer nos dias 29, 30 de junho e 01 de julho.

Veja a ordem de apresentação do Boi Caprichoso

1ª-  Noite                                           2ª – Noite                                                    3ª – Noite 

2 º – Boi Garantido (Encerra)      1º – Boi Garantido (Abre)            1º – Boi Garantido (Abre)

Auto da Resistência Cultural

“Resistir culturalmente tornou-se uma opção de vida do mestre Lindolfo Monteverde ao criar o Boi Garantido em 1913. O folguedo junino que nasce para honrar a promessa de seu fundador a São João Batista, transforma-se ao longo de mais de 100 anos em um instrumento de resistência cultural. A tragicomédia nordestina de Pai Francisco e Mãe Catirina, ao chegar à Amazônia acolhe elementos culturais dos diferentes povos que habitavam ou imigraram para a Região. O resultado dessa transfiguração cultural foi um auto onde caboclos, negros e indígenas puderam se expressar.

Em 2018, o Garantido renova seu compromisso com a realização de uma “Brincadeira de São João” que se constituiu e que se constitui como um espetáculo de resistência pela arte. Essa é a marca do nosso passado e do nosso presente, porquê em nós habita o sentimento do nosso fundador de resistir culturalmente. Defenderemos esse princípio na arena a cada passo de dança dos nossos brincantes, a cada acorde musical das toadas, a cada cena e cenário e cantaremos um mundo harmônico como a nossa Batucada. ”

Veja mais artigos
Load More In Diversos

Verifique também

Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro comemora 90 anos

Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro completa 90 anos, serão apresen…