Home CULTURA Diversos Programação celebra os 130 anos da abolição da Escravatura no Brasil

Programação celebra os 130 anos da abolição da Escravatura no Brasil

0

A Secretaria Municipal de Cultura do Rio preparou uma série de eventos para marcar os 130 anos da Abolição da Escravatura no Brasil. Serão homenagens, shows, peças de teatro e exposições organizadas com o intuito de debater a Lei Áurea, declarada em 13 de maio de 1888. Confira a seguir.

13 DE MAIO, DOMINGO

Pérolas Negras – A Cia Mimos Brasil apresenta o espetáculo musical “Pérolas Negras” no domingo, às 16h, no Centro da Música Carioca Artur da Távola. No palco, contos e lendas africanas teatralizadas. Entre elas, o da “Menina e o Barril”, popularizada no Brasil como a “História do Surrão”, que eterniza no folclore brasileiro a temida figura do “Homem do Saco”. Ingressos a R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia). O Centro da Música Carioca Artur da Távola fica na Rua Conde de Bonfim 824, na Tijuca.

Diasporando – Pinturas de Alcir Dias – No Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho (Castelinho do Flamengo), a exposição “Diasporando – Pinturas de Alcir Dias” exibe peças do Museu do Negro sobre ícones negros, além de músicas, dança, religião e cultura em geral. De quarta a segunda, de 10h às 18h. A entrada gratuita. Praia do Flamengo 158, Flamengo. Em cartaz até dia 28 de maio.

Libertador – O Teatro Municipal Gonzaguinha recebe o espetáculo “Libertador” às sextas e sábados, às 20h; e domingo, às 19h.  O monólogo mostra momentos dos rituais da herança africana e outros aspectos da cultura afro. O teatro fica na Rua Benedito Hipólito 125, Centro. Até 27 de maio.

16 DE MAIO, QUARTA-FEIRA

O pequeno príncipe preto – A Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, na Pavuna, apresenta o espetáculo infanto-juvenil “O pequeno príncipe preto” na quarta-feira, dia 16, às 14h, A peça, que mistura linguagens como o teatro, dança e música, conta a aventura de um príncipe que percorre diferentes planetas, em uma jornada de valorização da cultura negra. A entrada é gratuita. A Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, na Pavuna, fica na Praça Ênio, s/nº, na Pavuna.

Veja mais artigos
Load More In Diversos

Verifique também

Theatro Municipal abre a Temporada 2021 Abertura On-Line

No mês em que a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro completa 90 ano…