Home SHOWS Outros A Roda de Samba “PedeTeresa” Anima o Picadeiro na Praça Onze

A Roda de Samba “PedeTeresa” Anima o Picadeiro na Praça Onze

0

A energia das Matrizes do Samba se Junta à Magia do Circo – Música de Raiz e Arte Circense na mesma vibração.

Imagine a alegria de uma roda de samba dentro de um circo de verdade! Sorrisos e energias partilhados sob uma lona. Essa é a ideia do projeto colaborativo “Samba no Picadeiro”, que traz a alegria da música e a magia do circo para a cidade do Rio de Janeiro. A Roda de Samba “PedeTeresa” fecha parceria com Circo Crescer e Viver em uma proposta com samba, atrações circenses, DJ, entre outros. A 1a edição do evento gratuito terá a participação de
Marquinhos de Oswaldo Cruz, cantor, compositor e intérprete da Portela, e acontece na sexta (11/05), começando às 18h, na rua Carmo Neto, 143, Cidade Nova (em frente ao Metrô – Estação Praça Onze).

A parceria entre o Circo e a “PedeTeresa” tem o objetivo de valorizar a cultura popular urbana de maior impacto socioeconômico da cidade em um dos espaços mais charmosos do Rio para fazer ecoar as matrizes do samba carioca no território onde ele nasceu. “No Rio, o samba e o circo são dois filhos da mesma placenta. Foi na Praça Onze, no quintal da Tia Ciata, em que nasceu esse ritmo e onde se instalavam os grandes circos na cidade”, diz Vinícius Daumas, diretor artístico do Crescer e Viver. E já que a Roda de Samba tem como cenário uma lona e um picadeiro, nos intervalos, jovens artistas farão performances encenando a milenar arte do circo, ao som da Dj Bieta com muita música negra. Os encontros serão quinzenalmente, no circo, regados a ritmos, gastronomia, artesanatos e arte circense.

As Rodas de Samba desenvolvem o potencial turístico, cultural e econômico no Rio de Janeiro. De acordo com a Rede Carioca de Rodas de Samba (RS), existem, pelo menos, 45 rodas de samba, em diferentes bairros da cidade, possibilitando em torno de 60 eventos por mês, gerando trabalho e renda direta e indiretamente com consumo médio de 1 milhão de reais mensal, movimentando para a economia local mais de 9 milhões por ano. “Os valores agregados de uma Roda de Samba são imensuráveis. O impacto social e toda movimentação financeira, que giram em torno desta cadeia produtiva, retornam diretamente em impostos para a cidade”, afirma Marcelo Santos, coordenador de articulação da RS).

Um dos resultados mais legais do projeto é que toda a verba arrecadada será revertida para as ações sociais do Circo Crescer e Viver e para a manutenção da Roda de Samba PedeTeresa na Praça Tiradentes. O circo existe há 15 anos e desenvolve atividades nos campos da formação, produção, difusão e fruição das artes circenses. A Roda “PedeTeresa” foi formada por um grupo de amigos, há cinco anos, que se reunia no bairro de Fátima aos pés de Santa Teresa para fazer um samba com as matrizes carioca toda semana.

Serviço

Evento: Projeto Samba no Picadeira – Roda de Samba PedeTeresa
Participação especial: Marquinhos de Oswaldo Cruz e DJ BIÊTA
Data: 11/05/018 (sexta-feira).
Horário: A partir das 18h.

Endereço: Circo Crescer e Viver, na rua Carmo Neto, 143, Cidade Nova (em
frente ao Metrô – Estação Praça Onze). – Praça XI – Centro, Rio de Janeiro – RJ.
Preço: Gratuito até às 22h, depois apenas 15,00

Foto Divulgação

 

Veja mais artigos
Load More In Outros

Verifique também

Festival online traz Urantia, Torture Squad, Claustrofobia e muito mais

Neste domingo (07/03) acontece o festival “Eu Apoio o Metal Nacional – Live”, que ac…