Home CULTURA Diversos Dia do Índio tem programação especial da Secretaria Municipal de Cultura

Dia do Índio tem programação especial da Secretaria Municipal de Cultura

0

*Evento “O Indígena que Existe em Nós”, no Centro de Artes Calouste Gulbenkian, terá atividades com índios guaranis e feira de artesanato e gastronomia

 O Cento de Artes Calouste Gulbenkian vai se transformar em uma aldeia guarani.  Com o objetivo de estabelecer um contato direto com a cultura indígena e identificar diversas tradições que fazem parte do nosso cotidiano, a Secretaria Municipal de Cultura celebra o Dia do Índio com o evento “O Indígena que Existe em Nós”, nos dias 19 e 21 de abril, no Centro de Artes Calouste Gulbenkian. A comemoração tem entrada gratuita e conta com a participação de membros do grupo indígena Guarani M’byá, com realização de oficinas, brincadeiras infantis e uma feira de artesanato e gastronomia.

 No Dia do índio (19), as atividades serão exclusivas para estudantes e professores da rede municipal, beneficiando cerca de 100 alunos de escolas do entorno da Praça Onze. Uma feira de artesanato e gastronomia típica do povo guarani – com pratos como creme de cupuaçu e bacuri, bombons artesanais de castanhas e cupuaçu – abre o evento, às 14h. Em paralelo, as líderes indígenas Cristiane Santos, nascida no Oiapoque, e Maria Helena Brizuela, da aldeia Guarani Ara Hovi, em Maricá, junto com a designer de moda étnica Júlia Vidal iniciam a vivência “O Indígena que Existe em Nós”, que vai promover uma imersão em uma aldeia, com experiências sensoriais através do uso de instrumentos musicais e elementos da natureza.

 No sábado, dia 21, a feira será aberta ao público, e acontece das 9h30 às 17h. As atividades começam às 10h, com a oficina de brincadeiras indígenas, que inclui pinturas corporais e jogos tradicionais da cultura guarani. Em seguida acontece a vivência, e depois, às 14h Cristiane e Maria Helena darão início à oficina O Feminino Guarani, apresentando o grafismo e as técnicas de pintura corporal, além da indumentária Xondani, que é a vestimenta das guerreiras guaranis.

 Serviço

O Indígena Que Habita em Nós

Centro de Artes Calouste Gulbenkian

Endereço: Rua Benedito Hipólito, 125, Praça Onze

Data: Dias 19 e 21 de abril

Horário: Dia 19, 14h às 17h e dia 21, 9h30 às 17h

Entrada gratuita

Classificação Indicativa: Livre

Dia 21/03

9h30 – Feira de artesanato e gastronomia

10h – Oficina Brincadeiras Indígenas

11h – Fala das Lideranças

11h15 – Oficina Vivência “O Indígena que Habita em Nós”

14h – Oficina O Feminino Guarani

Veja mais artigos
Load More In Diversos

Verifique também

Coletivo Lança oferece oficinas online para artistas

Da produção à divulgação. Algumas das principais ferramentas para tirar o projeto do papel…