Home CULTURA Diversos Secretaria Municipal de Cultura inaugura quarteirão Cultural Marielle Franco

Secretaria Municipal de Cultura inaugura quarteirão Cultural Marielle Franco

0

Rua Álvaro Alvim será primeiro Quarteirão Cultural da cidade

A Secretaria Municipal de Cultura inaugura nesta quinta-feira, dia 22 de março, às 18h, o Quarteirão Cultural da Rua Álvaro Alvim, na Cinelândia, que receberá o nome de Marielle Franco em homenagem à vereadora, morta no último dia 14. A placa de inauguração será instalada na esquina das ruas Álvaro Alvim e Alcindo Guanabara, na lateral da Câmara de Vereadores da Cidade do Rio.

Situada entre a Rua Alcindo Guanabara e o Passeio Público, a área foi instituída pelo Decreto nº 44229, do prefeito Marcelo Crivella, publicado no Diário Oficial de 30 de janeiro deste ano. O decreto regulamenta a Lei nº 6.038 (28/12/2015), de autoria dos vereadores Rosa Fernandes e Renato Moura, que criou o Quarteirão da Álvaro Alvim. Este é o primeiro dos Quarteirões Culturais que a Secretaria Municipal de Cultura vai implantar da Zona Sul à Zona Oeste da cidade, incluindo áreas como o Ponto Chic, em Padre Miguel, a Pedra do Sal, na Zona Portuária, a Praça Tiradentes, no Centro e o Aterro do Flamengo.

O Quarteirão Cultural tem como objetivo desburocratizar a realização de atividades culturais e artísticas em ruas localizadas em reconhecidos e tradicionais polos de cultura, gastronomia e lazer da cidade do Rio. O decreto dispensa a necessidade de alvará provisório, cria horários especiais de funcionamento e permite a ocupação das ruas e calçadas com mesas e cadeiras, em perímetro definido de modo a facilitar a vida dos produtores culturais e comerciantes destas regiões. Também fica autorizado previamente o uso de equipamentos removíveis destinados à realização de atividades de música, teatro, artes visuais, dança e literatura.

O funcionamento do Quarteirão Cultural Marielle Franco será de quinta a domingo e nos feriados. Os horários são os seguintes: às quintas, de 18h às 22h; sextas, sábados e véspera de feriado, de 18h às 3h do dia seguinte; domingos e feriados, de 12h às 22h. Nestes horários, será proibido o estacionamento de veículos ao longo da rua Álvaro Alvim e na rua Alcindo Guanabara.

“As ruas do Rio de Janeiro têm uma vocação cultural e artística muito forte e consideramos prioritário estimular a ocupação dos espaços públicos pelas diversas linguagens artísticas. Os Quarteirões Culturais surgem com estes objetivos: promover cultura e lazer nas ruas e praças e incrementar a atividade econômica, seja dos produtores culturais, seja do comércio local”, afirma Nilcemar Nogueira, secretária municipal de Cultura do Rio.

 

Veja mais artigos
Load More In Diversos

Verifique também

Coletivo Lança oferece oficinas online para artistas

Da produção à divulgação. Algumas das principais ferramentas para tirar o projeto do papel…