Home CULTURA Diversos CasaBloco: O novo espaço do Carnaval do Rio

CasaBloco: O novo espaço do Carnaval do Rio

0

O carnaval de rua do Rio de Janeiro ganhou um novo espaço com muitas atividades e diversão. A festa vai acontecer na Casa França -Brasil, com várias atividades.

A abertura da CasaBloco vai acontecer no dia 26 de janeiro (sexta feira) às 10h com a lavagem que será feita pelos Filhos de Ghandi.

A idealizadora do projeto e diretora geral da Casa Bloco – Rita Fernandes esclarece o objetivo do projeto: “A ideia do CasaBloco surgiu das nossas vivências no carnaval de rua do Rio. Há uma imensidão de manifestações carnavalescas brasileiras maravilhosas, em Salvador, Recife, Olinda, Rio, São Paulo, Brasília .. mas elas não conversam entre si. Percebemos que era a hora de fazer algo diferente, que juntasse os principais carnavais do Brasil, criar laços, para a cidade do Rio de Janeiro. Será uma troca inesquecível de experiências.

Programação

Às Quintas – feiras

Oficinas e Feira A Rua é Nossa, que vai contar com a exposição de fantasias e adereços de carnaval.

Às Sextas-feiras

Oficinas, Feira e Rodas de Samba,

Aos Sábados

Encontros dos blocos cariocas com convidados, festas com Djs do Rio e de Recife, entre outras atrações.

Nos dias de carnaval a programação terá cortejos, rodas de samba e bailes de carnaval.

A Roda de Samba

26 de janeiro – vai contar com a participação do Clube do Samba, Tempero Carioca, Didu Nogueira, Nelson Sargento e Mariane de Castro com convidados.

2 de fevereiro – tem Galocantô, com Rodrigo Carvalho, Biro, que vão homenagear Pablo Gamarra.

9 de fevereiro – Bloco Põe na Quentinha, com Mackley Mattos, Dorina e Moacyr Luz.

13 de fevereiro – Paulão Sete Cordas, comanda a roda de samba com Arteiros da Gloria/Gloriosa, Tantinho da Mangueira.

A CasaBloco também convidou novos talentos para participar das rodas de samba tradicionais da Baixada Fluminense.

Oficinas 

Serão realizadas oficinas temáticas e gratuitas de Estandartes, bonecos, adereços, customização de camisas, turbantes, maquiagem artística e dança nas alturas. Teremos também a participação da figurinista pernambucana Xuruca Pacheco para desenvolver adereços com material reciclável, haverá também oficina com os mestres do grupo baiano Ilê Aiyê para músicos que tenham formação. Essas atividades vão ser realizadas  nas quitas e sextas – feiras pré-carnaval, as inscrições podem ser feitas através do e-mail [email protected]

Feira a Rua É Nossa

A feira terá produtos carnavalescos, e conta com a participação de Instituto Black Bom e as Divas Axilas, Xuruca Pacheco, o Bloco Suvaco de Cristo e  dos Blocos da Sebastiana. A Feira também conta com produtos das grifes Devassas.Com, Ateliêr D`Or,Espaço Acorda e Serena Acessórios. A venda desses produtos vão acontecer nos dias 26 e 27 de Janeiro e nos dias 1, 2, 3, 8,e 9 de Fevereiro, em dois horários: das 13 às 18h e das 21h às 2h.

Gastronomia

A feira gastronômica conta com a participação de grandes chefs da cozinha do Rio de Janeiro, como Frederic Monnier do Brasserie Rosário, Flávia Quaresma, Bruno Magalhães (Botero Bar), Katia e Bianca Barbosa( Aconchego Carioca, Mariana Rezende e Valéria Rezende (Bar da Frente e Mariana Aleixo (Maré de Sabores). A coordenação será feita pelo Bloco Carnavalesco Põe na Quentinha, com curadoria de Berg Silva, fotógrafo especializado em gastronomia.

A CasaBloco vai funcionar de quita a domingo. Entre sexta e domingo, a casa abre em dois períodos, das 10h às 18h e das 21h as 4h da manhã. O horário diferente é às quitas -feiras, quando acontecem apenas as oficinas, das 14h às 19h.  Já no Carnaval, a programação será especial e vai da quinta – feira (dia 08 de fevereiro), até terça – feira (dia 13 de fevereiro), com Blocos e bailes de carnaval.  Vale lembrar que as atividades realizadas durante o dia, são gratuitas, já as atividades noturnas, será cobrado ingressos com preços populares (R$ 30,00 inteira e R$ 15,00 meia), podem ser adquirido na bilheteria do local ou  clicando AQUI .

CasaBloco

Local: Casa França – Brasil – Rua Visconde de Itaboraí, 78 – Centro

Data: de 26 de Janeiro a 13 de Fevereiro

Horário: das 10h às  18h e de 21h às 4h

Fotos Barbara Alejandra/Jornal O Quatro

Veja mais artigos
Load More In Diversos

Verifique também

Theatro Municipal abre a Temporada 2021 Abertura On-Line

No mês em que a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro completa 90 ano…