Home CULTURA Diversos O Carnaval de Rua vai se encontrar no Rio de Janeiro

O Carnaval de Rua vai se encontrar no Rio de Janeiro

0

Casa França-Brasil vai receber os encontros de blocos como Ilê Ayê, Cordão do Boitatá, Ansiedade, Orquestra Voadora, Calango Careta e Bonecos Gigantes de Olinda.
Programação terá dezenas de oficinas, rodas de samba, shows, bailes, cortejos e feiras de gastronomia e artigos do carnaval
O Rio de Janeiro, sede do maior Carnaval de rua do País, vai receber, de 25 de janeiro a 13 de fevereiro, a CasaBloco (www.casabloco.rio), iniciativa da Tess Ideias e Comunicação em parceria com a Paluana e a GloboNews para promover o intercâmbio entre as principais manifestações culturais do carnaval brasileiro, incentivar a troca de experiências, as redes de circulação e o trabalho entre os grupos carnavalescos. Na Casa França-Brasil, sede do projeto, vão acontecer oficinas, feiras, rodas de samba, encontros de blocos, cortejos, festas, bailes e muito mais, com atividades ligadas ao universo do Carnaval de rua. A CasaBloco é uma promoção da Sebastiana, conta com patrocínio da Antarctica e da Secretaria de Estado de Cultura, do Governo do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.
Abertura
A abertura será no dia 26 de janeiro, sexta-feira, às 10h, com a 1ª Lavagem da CasaBloco pelos Filhos de Ghandi do Rio de Janeiro. Primeiro bloco de afoxé do Rio de Janeiro, o Filhos de Gandhi foi criado em 1951, na região conhecida como Pequena África e estará presente com suas baianas, vocais e charanga. O objetivo é abrir os caminhos, atrair sorte e boas energias para garantir o sucesso do carnaval e do projeto.
“A ideia da CasaBloco surgiu das nossas vivências no Carnaval de rua do Rio. Há uma imensidão de manifestações carnavalescas brasileiras maravilhosas, em Salvador, Recife, Olinda, Rio, São Paulo, Belo Horizonte…mas elas não conversam entre si. Percebemos que era hora de fazer algo diferente, que juntasse os principais carnavais do Brasil, criar laços, promover redes e conexões. Além disso, buscávamos um projeto positivo para a cidade do Rio de Janeiro. Será uma troca inesquecível de experiências”, destaca Rita Fernandes, idealizadora do projeto e diretora geral da CasaBloco.

CasaBloco
Local: Casa França-Brasil (Rua Visconde de Itaboraí, 78 – Centro)
Datas: de 25 de janeiro a 13 de fevereiro
Horários: de 10h às 18h e de 21h às 4h
Ingressos a preços populares: a partir de R$ 30 (inteira) e de R$ 15 (meia). Os ingressos serão vendidos no local e AQUI

Veja mais artigos
Load More In Diversos

Verifique também

Liesa lança pesquisa e mercado sobre os desfiles

Aproximar o público jovem e conectá-lo com a história do Maior Espetáculo da Terra é um do…