Home CULTURA SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA FIRMA CONTRATO COM INICIATIVA PRIVADA PARA REALIZAÇÃO DE EVENTOS NO TERREIRÃO DO SAMBA

SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA FIRMA CONTRATO COM INICIATIVA PRIVADA PARA REALIZAÇÃO DE EVENTOS NO TERREIRÃO DO SAMBA

0

Uma programação que respeite o samba e os sambistas e que valorize toda história e simbologia da Praça Onze. Esta é a filosofia que vai nortear as atividades do Terreirão do Samba que, agora sob gestão da Secretaria Municipal de Cultura, terá agenda de eventos e estrutura construídas a partir de uma PPP (Parceria Público Privada). O primeiro passo foi a assinatura de contrato, na última segunda-feira (25 de setembro), entre a Secretaria Municipal de Cultura e a Agência A Vera Eventos e Marketing, vencedora da licitação para a montagem de estrutura e promoção de eventos no Terreirão do Samba. É a primeira vez desde sua criação que o espaço funciona gerido por uma PPP.

Segundo Nilcemar Nogueira, secretária municipal de cultura, a parceria com a iniciativa privada é uma forma de garantir a regularidade e qualidade dos eventos sem abrir mão da relevância cultural do Terreirão do Samba para a cidade. “O projeto para o Terreirão foi pensado com base no respeito às tradições do samba e na reverência ao passado histórico daquele território”, explica a secretária. “A programação será participativa, queremos ouvir sugestões da população e dos sambistas para uma programação cem por cento baseada no gênero”, completa Nilcemar, acrescentando que, em breve, a secretaria lançará uma convocatória para ouvir a população.

A Agência A Vera Eventos e Marketing organizará 11 eventos entre o fim de janeiro e 18 de fevereiro, incluindo todos os dias de carnaval. A empresa promoverá outros eventos nos fins de semana antes do carnaval, já a partir de outubro. Além disso, a empresa ficará responsável pelos serviços de iluminação, segurança e pela instalação de banheiros químicos. Os nomes dos artistas contratados para os shows terão que ser previamente aprovados pela Secretaria Municipal de Cultura e deverão estar prioritariamente alinhados com a tradição do samba e dos ritmos afro-brasileiros, disponibilizando ao público uma infraestrutura que proporcione conforto.

Romulo Groisman, sócio da agência A Vera, diz que as atrações farão jus à importância musical da região da Praça Onze. “Vamos resgatar a essência do Terreirão, reduto do samba, com uma programação que reunirá grandes artistas do gênero, das rodas de samba de raiz e das quadras das agremiações carnavalescas”.

O publicitário adianta que estão programadas atividades já para o Dia Nacional da Cultura, em 5 de novembro, e para o Dia Nacional do Samba, comemorado em 2 de dezembro. Encontros realizados sempre às sextas-feiras também estão programados. Groisman adianta também que, no período de ensaios técnicos das escolas de samba na Marquês de Sapucaí e durante o Carnaval, o espaço será uma extensão da Avenida.

 

Veja mais artigos
Load More In CULTURA

Verifique também

Theatro Municipal abre a Temporada 2021 Abertura On-Line

No mês em que a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro completa 90 ano…