Home MÚSICA GuaiaMoons homenageia o manguebeat e a cultura popular no single e clipe “Mangue”

GuaiaMoons homenageia o manguebeat e a cultura popular no single e clipe “Mangue”

0

Projeto explora diversas facetas da música brasileira

GuaiaMoons, duo formado pelo rapper McMãe e pelo músico e produtor Bernardo Massot, ambos cariocas radicados em São Paulo, unem rock, rap, capoeira e manguebeat no novo single “Mangue”. A faixa está disponível em todas as plataformas de música digital e ganha um clipe que liga os conceitos e poéticas do gênero para a vida e rotina na metrópole.

Ouça “Mangue”: https://ditto.fm/mangue

A ideia do ecossistema do mangue, onde a lama aparenta esconder e sugar a beleza da natureza mas é um solo fértil de vida como as ruas de SP, que apesar da hostilidade de uma megalópole transpira arte e uma multiplicidade ímpar”, reflete o rapper McMãe.

Na sonoridade do GuaiaMoons é possível identificar muitas vertentes e estilos, indo do boombap ao trap, e ritmos regionais brasileiros como o maracatu e a guitarrada do Pará. Elementos caiçaras inserem-se no contexto cosmopolita, com batidas eletrônicas e instrumentos orgânicos, entre eles o berimbau.

“Gravamos com o grupo Omoayê de Capoeira Angola que funciona também como um centro cultural, abrigando artistas e capoeiristas que trabalham em várias frentes além da capoeira. Um lugar muito especial para mim, que me acolheu aqui em São Paulo. No grupo tem dançarinos de várias vertentes e usamos toda essa variedade para metaforizar o rico ecossistema do mangue e dos encontros e desencontros das grandes cidades. O berimbau é um dos instrumentos mais antigos da humanidade e a capoeira é praticada mediante ao seu som”, conta McMãe.

Ele atua no underground carioca desde 1997, ganhou projeção nacional ao lado do parceiro MC Fox, rendendo parcerias com nomes como ConeCrewDiretoria, Raimundos, Dibob, Forfun, Scracho e muitos outros. Atualmente também integra a banda de rock Carranca.

Produtor musical que fazia parte da banda Whipallas, Bernardo Massot atua na área desde 2005 e já trabalhou com nomes como Nave, Edi Rock, Karol Conká, Negra Li, Projota, Rashid, Rincon Sapiência e Rapadura.

O clipe foi dirigido e filmado pelo diretor cearense Uirá Dantas. “Mangue” está disponível em todos os serviços de streaming de música. O single é o segundo lançamento do grupo, após “Tempo Bom”, que tem participação  do cantor e compositor Dedeco (Dibob, Arretados).

Ficha Técnica:

Direção: Uirá Dantas

Direção de Fotografia: Uirá Dantas

Op. Câmera: Gustavo Pedrosa

Montagem: Uirá Dantas

Concepção e roteiro: GuaiaMoons e Uirá Dantas

Dançarinos: Guile Michelino, Isabella Dragão, Renan Souza, Ricardo Aparecido Silva, Lívia Rios, Ierê Fraga e Suellen Ciccotti. Todos integrantes do Grupo Omoayê do professor Alcides Buí.

Produção: GuaiaMoons e Centro Cultural Omoayê de Capoeira Angola

Confira o clipe “Mangue”:

Confira o clipe “Tempo Bom”:

Veja mais artigos
Load More In MÚSICA

Verifique também

White Death lança o visceral e pesado “Beyond Good and Evil”

Single apresenta guitarras pesadas, letras reflexivas e vocais marcantes A banda do noroes…