Home CULTURA Diversos Casa do Choro lança cursos de música Online

Casa do Choro lança cursos de música Online

0

O Instituto Casa do Choro – que atua desde 1999 com educação musical, preservação e divulgação da música popular carioca, em especial o choro – lança o projeto #EPMVirtual oferecendo aulas online. O objetivo é atender a alta procura pelos cursos da instituição tanto no Brasil quanto no exterior. As inscrições estão abertas até 15 de agosto e podem ser feitas através do site www.casadochoro.com.br/inscricoes e os cursos disponíveis abrangem vários instrumentos, além de aulas de canto, prática de conjunto, cursos teóricos e infantis!

CURSOS DISPONÍVEIS NA #EPMVIRTUAL

Instrumentos:
Acordeon
Bandolim
Bateria
Cavaquinho
Clarinete
Contrabaixo
Flauta transversa
Pandeiro
Percussão
Piano
Saxofone
Trombone/Tuba/Bombardino
Trompete
Violão

Vozes:
Canto
Canto Coral
Grupos Vocais
Técnica Vocal

Cursos Teóricos:
Harmonia
Harmonia do Choro
Leitura Rítmica
Solfejo

Práticas:
Arranjo
Composição
Editoracão em Finale
Prática de Conjunto Avançada
Prática de Orquestra de Flauta
Prática de Samba
Violão Contraponto

Para as crianças:
Bandinha Portátil
Coro infantil
Musicalização Infantil
Violão para Crianças

O Instituto Casa do Choro é responsável pelo projeto Escola Portátil de Música (EPM), que forma jovens e adultos através da linguagem do choro desde os anos 2000. Mais de 20 mil pessoas passaram pelos bancos da EPM nestes 20 anos de existência, sendo atendidas por mais de 40 professores. Em 2011, a EPM ganhou o Prêmio de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado do Rio na categoria música popular. A equipe do Instituto Casa do Choro é referência mundial no ensino de música popular e na produção de eventos ligados ao choro, dentre os quais se destacam sete grandes Festivais de Choro e duas edições do Dia do Choro.

A presidente do ICC é a cavaquinista e compositora Luciana Rabello. O vice-presidente do Instituto é o compositor, arranjador e violonista Mauricio Carrilho. Ambos são criadores do ICC, do projeto Escola Portátil de Música, da Casa do Choro e da gravadora especializada em choro Acari Records. Na diretoria do Instituto Casa do Choro destacam-se ainda os músicos Celsinho Silva, Jayme Vignoli e Paulo Aragão.

Em 2015 a Casa do Choro abriu suas portas na Rua da Carioca, 38, centro do Rio de Janeiro, disponibilizando para o público todo esse trabalho de memória, educação e produção musical. O sobrado histórico construído no início do século XX – imóvel tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC) e restaurado pelo Instituto Casa do Choro com patrocínio da Petrobras e do BNDES, através da Lei Rouanet ainda encontra-se fechado para visitação por conta da pandemia do novo coronavírus. A Casa do Choro dispõe de oito salas de aula, um estúdio que leva o nome de Raphael Rabello (irmão de Luciana, já falecido, um dos mais importantes violonistas do país), um teatro com 100 lugares e um acervo que conta com mais de 18 mil partituras disponibilizadas para pesquisa pública gratuita (catalogadas e digitalizadas) e dois mil discos de 78 rotações e LPs. Cerca de 2500 instrumentistas passaram por seu palco em mais de 600 shows realizados desde 2015 e mais de uma dezena de depoimentos foram registrados para a posteridade por importantes personalidades do meio musical.

Veja mais artigos
Load More In Diversos

Verifique também

Live Zona do Loroza – Barzinho em Casa

A pandemia ainda está por aí e muitos artistas seguem apoiando cuidados para que não piore…