Home CULTURA Diversos UFRJ realiza treino cerebral gratuito online para idosos durante a quarentena  

UFRJ realiza treino cerebral gratuito online para idosos durante a quarentena  

0

Lives com especialistas em saúde mental e exercícios gratuitos para manter a boa forma mental fazem parte das ações imediatas frente a pandemia da UFRJ em parceria com o Atlantic Institutes

A Academia do Cérebro do Instituto de Psiquiatria da UFRJ (IPUB) está recebendo inscrições gratuitas para a realização dos treinos cognitivos online durante a quarentena. O objetivo da ação é auxiliar os idosos a fazer atividades que promovam a saúde do cérebro e os auxiliem a lidar com o distanciamento social durante esse período.

A iniciativa chamada “Solidary” é uma parceria do Atlantic Institutes com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e contará com aulas ao vivo ministradas pelos tutores do curso para os idosos que estão isolados em casa através da plataforma de exercícios BrainHQ com o auxílio do zoom ou whatsapp.

Coordenador do programa, o Dr. Rogerio Panizzutti, diretor do Laboratório de Neurociência e Aprimoramento Cerebral (LabNACe) da UFRJ, explica que os efeitos positivos desse treino cognitivo, tanto em pessoas saudáveis como as que se encontram em condições clínicas específicas (como os portadores de esquizofrenia), fazem toda a diferença durante esse período de isolamento social.

“Esses exercícios aprimoram a atenção da pessoa, a rapidez da resposta, a detecção de informações,a memória e outras coisas ligadas ao desempenho cerebral. Mas a função disso não é descobrir um possível problema que alguém venha a ter no cérebro. Os exercícios são uma ferramenta que propõe que o cérebro tenha um bom funcionamento justamente para prevenir o surgimento de alguma doença, como por exemplo a doença de Alzheimer” 

De acordo Maria, de 54 anos, participante do programa de treino cerebral, ela tem se superado cada vez mais.

Fiquei mais positiva, acho que melhorei muito, mas sei que ainda tenho dificuldades de socialização. Quero praticar mais. Nunca pensei que fosse conseguir chegar ao estágio de identificar seis bolinhas na tela ao mesmo tempo – disse às gargalhadas Maria, referindo-se ao jogo “Olho Vivo”, um dos 14 jogos e exercícios online da plataforma web utilizados no programa de treinamento.  

As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo e-mail academiadocerebro@ipub.ufrj.br e as lives em que o Dr. Rogério Panizzutti recebe grandes especialistas estão acontecendo no perfil @rogeriopanizzutti.

As próximas lives programadas são com a Dra. Natália Mota falando sobre a saúde mental da mulher no distanciamento e na próxima semana com a Dra. Andrea Deslandes falando sobre a importância dos exercícios físicos para a saúde mental durante o distanciamento.

Veja mais artigos
Load More In Diversos

Verifique também

Produtora carioca criada por mulheres traz visibilidade para narrativas femininas em podcast

Podsim busca um olhar diferente em todas as fases do processo criativo A princípio masculi…