Home CULTURA Diversos Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa doa livros e filmes para o Retiro dos Artistas 

Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa doa livros e filmes para o Retiro dos Artistas 

0

Os 52 idosos que moram na casa também receberam ligações do projeto “Histórias por telefone”, com contação de histórias, poemas e poesias.

Fomento à cultura para quem sempre proporcionou entretenimento durante toda a vida. Nesta segunda-feira (6), a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Secec) do Rio de Janeiro realizou uma grande ação no Retiro dos Artistas, com a doação de cerca de 100 livros e 50 filmes. Como não podem receber visitas durante a quarentena contra o coronavírus, os 52 idosos que moram na casa também receberam ligações do projeto “Histórias por telefone”, com contação de histórias, poemas e poesias.

– Foi uma libertação de livros especial para o Retiro, que tem idosos em grupo de risco e por isso não estão recebendo visitas. É uma forma de fomentar a cultura para eles, profissionais que dedicaram suas vidas ao mundo artístico. A Secec sempre valoriza ações desse tipo, mostrando respeito a histórias dessas pessoas – disse a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, ressaltando que todas as medidas sanitárias e de higienização foram tomadas com os materiais doados.

Para estreitar a distância durante o isolamento social, voluntários realizaram ligações para os idosos desde a manhã desta segunda. No repertório do “Histórias por telefone” estão histórias, poemas e poesias. Até esta segunda, o projeto recebeu cerca de 2 mil inscrições, sendo mais de 1,4 mil para receber as ligações. “É uma ação muito emocionante nesse período de quarentena. Os voluntários estão levando muita sensibilidade para os ouvintes, em sua maioria idosos, que estão em casa”, conta Danielle Barros.

Histórias por telefone

Para receber a ligação do projeto, a pessoa deve fazer a inscrição no link informando alguns dados pessoais. O mesmo vale para quem quer ser voluntário. O grupo conta também com parte da equipe da SECEC, especialistas em literatura. O projeto é principalmente voltado para os idosos, considerados grupo de risco na pandemia de coronavirus.

Quem quiser se inscrever para ouvir histórias ou indicar amigos e familiares que precisam de ajuda basta acessar aqui: https://bit.ly/formulario-historias

Se você quer ser um contador de histórias, basta clicar aqui: https://bit.ly/sejaumcontadordehistorias 

Foto: Fred Pontes

Veja mais artigos
Load More In Diversos

Verifique também

UFRJ realiza treino cerebral gratuito online para idosos durante a quarentena  

Lives com especialistas em saúde mental e exercícios gratuitos para manter a boa forma men…