Home CULTURA Diversos Projeto Gentilezinha retorna ao Rio promovendo ações de cidadania e respeito para a meninada

Projeto Gentilezinha retorna ao Rio promovendo ações de cidadania e respeito para a meninada

0

Idealizado pelo publicitário Fernando Oliveira, da agência Trinity, o espetáculo é inspirado no Profeta Gentileza

O projeto ‘Gentilezinha’ está de volta ao Rio. Até o dia  21 de dezembro, o projeto levará a diversas regiões da cidade uma variedade de atrações, que têm o objetivo de propagar valores importantes para a formação da cidadania entre jovens e crianças. Neste período, serão apresentadas cerca de 28 encenações de teatro infantil em escolas da rede pública de ensino, além de locais abertos ao público.

Entre os locais de apresentação estão: Praça do Pomar, Praça Nossa Senhora da Paz, Vila Olímpica da Mangueira, Nave do Conhecimento, entre outros. A iniciativa é realizada em parceria com o MetrôRio, uma empresa do grupo Invepar, via lei de Incentivo à Cultura pela Prefeitura do RJ, e apoio do Instituto Invepar. A programação completa poderá ser conferida na página do projeto e na página do Facebook https://www.facebook.com/Gentilezinha/

O projeto ‘Gentilezinha’ chega à sua terceira edição e traz o espetáculo ‘Gentilezinha e a Liga dos Guardiões da Terra’. De forma lúdica e divertida, o trabalho aborda temas como  cidadania, amizade, tolerância,  meio ambiente e gentileza, transmitindo aos espectadores os ideais de José Datrino, o Profeta Gentileza, criador da famosa frase “Gentileza gera gentileza”

No espetáculo, o protagonista é o personagem ‘Gentilezinha’, um menino impactado pela obra do Profeta Gentileza, que se torna uma espécie de mascote da cidadania e segue transmitindo o legado do andarilho, disseminando mensagens de paz, solidariedade e respeito. Na peça, a devastação do planeta chegou a um nível alarmante eGaia, a guardiã da Terra, resolve intervir. Muito preocupada e sem esperanças sobre o futuro do planeta, ela resolve pedir ajuda ao Gentilezinha. Junto a Devas, fiel escudeiro de Gaia, e com o reforço de Luquinhas, o quarteto segue convocando novos guardiões para cuidar do planeta. Durante a apresentação, as crianças serão chamadas para participar da peça sendo convocadas para assumir o papel de guardiões.

Sempre ao final de cada espetáculo serão distribuídas cartilhas para colorir, com ilustrações e mensagens de cidadania, além de  cards em papel semente para reforçar os conceitos ensinados na peça, incentivar o plantio e cuidado com o meio ambiente.

“É uma alegria chegar ao terceiro ano consecutivo com este projeto que nos orgulha. Queremos espalhar atitudes de gentileza para as crianças, que serão os adultos do amanhã. Além disso queremos inspirar muitos pais.  Nosso objetivo é multiplicar e motivar atitudes transformadoras de forma leve, divertida e cheia de amor. Acreditamos que o futuro está nas mãos dos nossos pequenos”, celebra Fernando Oliveira.

Veja mais artigos
Load More In Diversos

Verifique também

Literatura e Histórias para crianças de todas as idades

Um grande encontro entre narradores, escritoras, arte-educadores, artistas do universo da …