Home SHOWS Outros Baile do YAMÍ chega ao Rio com convidados surpresa

Baile do YAMÍ chega ao Rio com convidados surpresa

0

Noite celebra o lançamento do álbum de estreia da dupla

O duo YAMÍ sobe ao palco do Othello Centro Cultural trazendo ao Rio o seu incensado baile que já passou por capitais como Belo Horizonte e Salvador. O violoncelista italiano Federico Puppi e o percussionista baiano Marco Lobo recebem convidados especiais surpresa em um encontro que ultrapassa barreiras geográficas e se materializa nos sons modernos e ancestrais mesclados a batidas eletrônicas. O espetáculo vem após o lançamento do primeiro disco do projeto, já disponível nas plataformas de streaming. A noite contará ainda com o DJ Cavalcanti. O evento tem início às 21h, com ingressos a R$ 20.

União entre a percussão brasileira, tons eruditos com o cello e a música eletrônica, YAMÍ conta com shows em festivais pelo país e parcerias nos palcos com grandes artistas, como Tulipa Ruiz, Criolo, Castello Branco, Rita Benneditto e Mariana Aydar. O projeto marca sua estreia com um álbum, onde mergulha fundo nos ritmos afro-brasileiros imersos em beats eletrônicos.

Ouça “YAMÍ”: http://smarturl.it/YAMÍAlbum

O nome do duo vem do tupi-guarani e significa “noite”, remetendo às sensações e experiências musicais noturnas que o projeto busca em sua mistura inusitada de elementos. YAMÍ tem suas fundações nos atabaques, representando a ancestralidade e o pulsar, e no violoncelo, remetendo à melodia e ao lirismo.

Italiano radicado no Brasil, Puppi é violoncelista e lançou em 2018 o disco “Marinheiro de Terra Firme”, seu segundo trabalho autoral – sucessor da estreia, “Canto da Madeira” – e que já flertava com a música eletrônica. Como produtor, trabalhou ao lado de Maria Gadú no disco “Guelã”, indicado ao Grammy Latino, entre outros nomes da cena brasileira.

Já Marco Lobo é um dos grandes nomes da percussão, com três álbuns solo e tendo trabalhado com artista importantes, tais como Milton Nascimento, Maria Bethânia, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Virginia Rodrigues, Lenine, João Bosco, Ivan Lins e Marisa Monte. Além disso, ele tem desenvolvido projetos com músicos de todo o mundo, como o baterista Billy Cobham e o trio Elf, e ainda participa do grupo World Percussion Ensemble. A percussão de Lobo inclui, além dos atabaques, instrumentos do folclore brasileiro como berimbau, gungas e tambor de onça, além de pads eletrônicos  e outros instrumentos experimentais como hang drum, tubos e sucatas.

YAMÍ é um encontro de culturas e tempos diferentes, onde ancestralidade e futuro dançam juntos. É essa união que guia o projeto, que ganhou forma quando o lançamento dos singles “Siroco”, “Bah’li” (com Njamy Sitson), “YAMÍ (com Rita Benneditto) e “Baião da Onça”, esta última também ganhando o primeiro clipe do duo. Mais recentemente, “YAMÍ” também ganhou um vídeo.

Veja o clipe “Yamí”

O Baile do Yamí acontece no Othello Centro Cultural, localizado à Rua Moraes e Vale, 15, na Lapa. A noite já tem ingressos à venda, na plataforma Sympla: https://www.sympla.com.br/baile-do-yami__729343

Serviço

Baile do YAMÍ

Data: 06/12/2019 (sexta-feira)

Horário: abertura da casa às 21h; show às 23h30

Local: Othello Centro Cultural

Endereço: Rua Moraes e Vale, 15 – Lapa – Rio de Janeiro/RJ

Ingressos: R$ 20

Classificação: 18 anos

Evento: https://www.facebook.com/events/622509138547866/

Compra online: https://www.sympla.com.br/baile-do-yami__729343

Foto Adriano Fagundes

Veja mais artigos
Load More In Outros

Verifique também

Ludmilla faz show de lançamento do seu novo DVD “Hello Mundo”

Ludmilla faz show de lançamento do seu novo DVD “Hello Mundo”, no domingo(19), no Aliados …