Home CULTURA Diversos Primeiro Festival Canta Zona Norte Capoeira é realizado, neste sábado

Primeiro Festival Canta Zona Norte Capoeira é realizado, neste sábado

0

Competição de cantigas é sinônimo de aprendizado e cultura

Um encontro de compositores de capoeira, onde o maior propósito será uma mostra competitiva de canções, que fazem parte do contexto desta expressão cultural brasileira. Neste sábado, 16, a Casa do Jongo da Serrinha, em Madureira, estará com as portas abertas para o 1° Festival Canta Zona Norte Capoeira, que inicia às 9h e seguirá até às 16h.

Criada como um instrumento de resistência a um sistema dominante e opressor, uma forma de luta pela liberdade de um povo escravizado e maltratado pelo colonizador europeu, hoje a capoeira  faz parte da cultura popular e mistura arte marcial, esporte, dança e música.  Ao som do berimbau (que dita o jogo que vai acontecer na roda) e demais instrumentos, dois corpos expressam movimentos que muitas vezes lembram gestos de alguns animais, mas que seguidos pelas ladainhas transformam a capoeira num espetáculo de muita energia.

Na Casa do Jongo, sede da organização social Jongo da Serrinha, que atende cerca de 400 crianças com atividades educacionais e culturais, a capoeira está presente, duas vezes na semana. Lá, as crianças, no contraturno escolar, vivenciam essa magia encantadora e aprendem as habilidades que a capoeira propõe. “É uma atividade completa, pois estimula a percepção, movimenta o corpo e trabalha a capacidade de interpretação e organização das informações, as quais são muito importantes nessa fase de pleno processo de construção do conhecimento sobre si mesma e do mundo que a rodeia”, explica Andreia Caetano, professora, que há cerca de quatro anos leciona a arte para as crianças da Serrinha.

“As cantigas de capoeira geralmente retratam acontecimentos que fazem parte da cultura negra. Com esse festival conseguimos mostrar a importância da musicalidade e a variedade rítmica que o berimbau pode apresentar, por exemplo. Neste primeiro ano, a competição será apenas na categoria adulta e o nosso objetivo é termos esse mesmo festival na categoria infantil, em 2020. Porém, todas as nossas crianças são bem-vindas, elas na verdade estão contando os dias para estarem conosco neste sábado”, conclui a orgulhosa professora Andreia.

Veja mais artigos
Load More In Diversos

Verifique também

A Última Feira as Yabás do ano vai ser no domingo

No próximo domingo(8), acontece a última Feira das Yabás do ano em homenagem à Nossa Senho…