Home CULTURA Exposição no Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular retrata a cultura da região Sul do país

Exposição no Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular retrata a cultura da região Sul do país

0

O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (CNFCP-Iphan) abriu as portas da Sala do Artista Popular para apresentar um pouco das riquezas culturais do Sul do Brasil.  Apesar de ser a menor região em extensão territorial, os mais de 29 milhões de habitantes dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul trazem ao tempo presente a m emória e costumes de seus antepassados, ressaltando-as em suas celebrações, sons, danças, ritmos e diversas expressões de saberes e fazeres reproduzidos, também, na arte do artesanato.

Um pouco desse universo cultural será tema da exposição Sul a Sul: cultura popular da região, que apresenta gratuitamente seleção de peças e imagens que refletem a pluralidade das manifestações culturais sulistas, algumas delas reconhecidas pelo Iphan como Patrimônio Cultural do Brasil. Assim, o público poderá conhecer um pouco mais sobre o Fandango Caiçara (PR); as Tradições Doceiras da Região de Pelotas e Antiga Pelotas (RS); a Procissão do Senhor dos Passos, realizada em Florianópolis (SC), além da Tava, Lugar de Referência para o Povo Guarani (RS) e da Roda e Ofício dos mestres de capo eira.

A mostra que segue até o dia 13 de outubro apresenta ainda peças do acervo do CNFCP, feitas por artesãos da Região Sul, e que estarão à venda. Entre elas, a renda de bilro de Florianópolis, o artesanato em palha de milho de Mafra e as pêssankas de Itaiópolis, todas cidades de Santa Catarina, além dos acessórios femininos feitos pela Colônia de Pescadores de Pelotas (RS).

A iniciativa é uma das ações do Iphan que, em 2019, lançou a campanha Patrimônio Cultural do Sul: Turismo Cultural como ativo para o desenvolvimento das cidades históricas voltada para divulgar, valorizar, promover e debater coletivamente a vasta lista de edificações, conjuntos urbanos, manifestações, bens arqueológicos e ferroviários reconhecidos como referências culturais.
Inserir link: https://www.youtube.com/watch?time_continue=11&v=wFff9Et7fME

Serviço:
Exposição “Sul a sul – cultura popular da região”
Local: Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular Serviço
Endereço: Rua do Catete, 179. Telefone: 21 3826-4322
Inauguração: até 13 de outubro
Visitação: de terça-feira a sexta-feira, das 10h às 18h
Sábados, domingos e feriados, das 15 às 18h
Entrada grátis

Veja mais artigos
Load More In CULTURA

Verifique também

Feira Vida Liberta no Palácio do Catete

Atividades gratuitas na Feira Vida Liberta tem Yoga com Julia Oristânio e palestra sobre e…