Home ROCK IN RIO Rock in Rio 2019 Rock in Rio e Governo do Estado lançam o Rock in Rio Escola Solar

Rock in Rio e Governo do Estado lançam o Rock in Rio Escola Solar

0

Iniciativa vai injetar 175 milhões no orçamento de 210 escolas estaduais durante os próximos 25 anos

O Rock in Rio mais uma vez usa a força de sua marca para entregar um projeto inédito para a cidade do Rio de Janeiro, a partir de uma parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro– o Rock in Rio Escola Solar, que vai instalar 14.600 painéis solares em 210 escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro. A iniciativa permite que toda economia gerada pelos painéis seja 100% revertida para a própria instituição pelos próximos 25 anos.

Em linha com o Por Um Mundo Melhor, propósito da marca do Rock in Rio, a organização potencializa discursos e concretiza ações que impactam positivamente o mundo.

“Estamos dando um grande passo que é dar para estas escolas a modernização com o que há de mais eficiente no mundo em energia. Além de ser um modelo sustentável no qual a verba destinada para o pagamento de contas de luz será revertida trazendo assim mais recursos para estas escolas. Estamos atendendo uma necessidade do presente pensando nas gerações futuras liderando uma transformação por meio da adoção de uma energia limpa e segura com o menor impacto ambiental. É um legado para o futuro que precisamos construir a partir de hoje”, conta Roberto Medina, presidente do Rock in Rio.

A energia solar é uma fonte de energia limpa e renovável, inesgotável e que utiliza a radiação solar para gerar eletricidade, além de ser um modelo de negócio sustentável, seguro e competitivo. Os painéis solares que serão instalados nas escolas captam a luz do sol e a convertem em energia elétrica por meio do chamado efeito fotovoltaico. Toda a execução e instalação do projeto ficará sob responsabilidade de uma empresa que está sendo licitada. A expectativa é que até 2020 (durante o ano letivo) todas as escolas já estejam com seus painéis instalados.

“A parceria do Estado com o Rock in Rio para a instalação de painéis solares em escolas estaduais garante não apenas a modernização das unidades, mas também a economia de recursos públicos. Estamos investindo para melhorar a estrutura das escolas, com a aquisição de aparelhos de ar condicionado para todas as unidades. E também vamos dar oportunidades aos nossos alunos. A partir do ano que vem, 600 escolas passarão a ter turmas em tempo integral e até o fim de nossa gestão, todas as escolas estaduais terão turmas de ensino integral”, reforça Wilson Witzel, Governador do Estado do Rio de Janeiro.

Para o secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes “este projeto pioneiro será muito importante, pois vai gerar economia e, também, promover a sustentabilidade nas escolas públicas estaduais. Afinal, a energia solar é uma fonte limpa e renovável, além de inesgotável e que utiliza a radiação solar para gerar energia elétrica”, finaliza.

Concurso de redações vai definir as escolas que serão beneficiadas

A seleção das 210 escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro será feita por meio de um concurso de redação com o tema “A mudança começa por você”. As 50 melhores redações ganharão um par de ingressos para o Rock in Rio 2021 e as 210 escolas que mais se destacarem serão beneficiadas pelo Rock in Rio Escola Solar.

Rock in Rio Escola Solar em Lisboa

Em Portugal, o Rock in Rio Lisboa nas edições de 2008 e 2010 investiu na aquisição e instalação de 760 painéis solares em 38 escolas que durante 15 anos produzem energia. Toda a verba angariada pela venda da energia reverte para projetos sociais através da SIC Esperança, ONG parceira do projeto. Até hoje já foram investidos R$ 1.015.000 em projetos sociais. Esta iniciativa, logo no primeiro ano, ganhou o prêmio Energy Globe Award, o mais conceituado nesta temática.

Sobre o Rock in Rio

Consciente do poder disseminador da marca, o Rock in Rio pauta-se por ser um evento com o propósito de construir um mundo melhor para pessoas mais felizes, confiantes e empáticas num planeta mais saudável. Em 2001, reafirmou seu compromisso de mostrar às pessoas que pequenas atitudes do dia a dia são o caminho para fazer do mundo um lugar melhor para todos. Em 2013, foi reconhecido por seu poder realizador ao receber a certificação da norma ISO 20121 – Eventos Sustentáveis. Gerou 212,5 mil empregos diretos e indiretos em todas edições, mais de R$ 97 milhões investidos em diferentes projetos passando por temas como a sustentabilidade, educação, música, florestas, etc. Os investimentos são provenientes da organização do evento e de parceiros.

Em 2016, foi a vez de anunciar o Amazonia Live, projeto do Rock in Rio que já garantiu mais de 73 milhões de árvores para a Amazônia por meio de doações individuais e de parcerias, através de projetos de restauração e plantação, como o Paisagens Sustentáveis da Amazônia. O projeto traz a importância das florestas para o equilíbrio climático mundial como tema para todas as edições do evento pelo menos até 2019. Além disso, o Rock in Rio desenvolve um plano de sustentabilidade onde define medidas para a redução de emissões, onde se inclui uma correta gestão de resíduos, eficiência energética, compensação de emissões, correto consumo de recursos, entre outros, este plano é desenhado para a organização,  patrocinadores e fornecedores, o qual vem sendo aperfeiçoado a cada edição e é utilizado até hoje em todos os países onde é realizado.

O Rock in Rio preza por atitudes positivas a qualquer hora e em todos os lugares. Para endossar esse posicionamento da marca “Tod+s Por Um Mundo Melhor” o festival se une a empresas que possuem este mesmo olhar e diretriz. A partir destas parcerias, uma série de ações se desenvolvem sempre pautadas pelo objetivo de adoção de práticas que pensem no coletivo. É assim que a gente faz um mundo melhor acontecer: TOD+S POR UM MUNDO MELHOR.

Veja mais artigos
Load More In Rock in Rio 2019

Verifique também

O livro do Rock in Rio “A Arte de Fazer e Acontecer” será lançado na Segunda

Lançamento do livro Rock in Rio – A Arte de Fazer e Acontecer nesta segunda-feira (1…