Home CULTURA Museu Histórico da Cidade comemora 85 anos e traz estudo da cabeça do Cristo Redentor

Museu Histórico da Cidade comemora 85 anos e traz estudo da cabeça do Cristo Redentor

0

O Museu Histórico da Cidade celebra seus 85 anos, completados em julho, com a inauguração da exposição “O Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro conta a sua história” no dia 24 de setembro, a partir das 11h. A entrada é gratuita. A exposição fica até o dia 27 de setembro de 2020.

A mostra será composta por 60 itens como vídeos, esculturas e pinturas que contam a história do museu e da cidade. Uma das estrelas é a escultura que serviu como estudo para a construção da cabeça da estátua do Cristo Redentor. De autoria do francês Paul Landowsky, responsável pela confecção da cabeça e das mãos do Cristo, a miniatura feita em terracota mede de 70 centímetros e pesa 70 quilos.

Outros objetos icônicos como o Busto Pedro Ernesto, do século XX; a escultura em bronze Figuras de Marreca, de Mestre Valentim, do ano de 1775, estarão na mostra comemorativa. Há ainda pinturas como Parque da Cidade, de Maria Cecília Luz, e peças nunca expostas da Coleção Rio 450 anos e da Coleção Jogos Olímpicos Rio 2016.

A exposição faz parte da 13ª Primavera dos Museus, uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), que este ano traz como tema “Museus por dentro, por dentro dos museus”.

Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro foi instituído em 11 de julho 1934, pelo então prefeito Pedro Ernesto, o Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro foi criado com o objetivo de oferecer ao público conhecimento da história da evolução da cidade, através de objetos de arte e de ampla iconografia. O espaço possuiu um rico acervo que remonta desde a fundação da cidade do Rio de Janeiro até os dias atuais.

Serviço:
“O Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro conta a sua história”
Estrada Santa Marinha, s/nº, Gávea.
De terça a domingo, das 10h às 17h. Entrada gratuita

Veja mais artigos
Load More In CULTURA

Verifique também

Primeiro Festival Canta Zona Norte Capoeira é realizado, neste sábado

Competição de cantigas é sinônimo de aprendizado e cultura Um encontro de compositores de …