Home ROCK IN RIO Rock in Rio 2019 Conheça a Nova Orquestra, atração do palco Sunset do Rock in Rio

Conheça a Nova Orquestra, atração do palco Sunset do Rock in Rio

0

Projeto apresenta o show Hip Hop Hurricane, com os rappers Rael, Agir, Baco Exu do Blues e Rincon Sapiência

Um olhar diferente sobre a música clássica é a força motriz da Nova Orquestra, que surgiu no Rio de Janeiro com uma proposta ousada: promover a democratização e acesso a peças clássicas e concertos, surpreender o público com sons inesperados e criar uma organização sustentável que leva música para os mais diversos espaços da vida urbana. Esse olhar inovador sobre instrumentos mais comumente associados à música dita erudita garantiu ao projeto um convite para o Palco Sunset do Rock in Rio em um show único. O espetáculo Hip Hop Hurricane soma a pegada moderna da Nova Orquestra com o flow dos rappers Rael, Agir, Baco Exu do Blues e Rincon Sapiência. A apresentação acontece no dia 03/10, às 21h15, encerrando a programação do dia.

A Nova Orquestra retorna à Cidade do Rock, onde se apresentou em julho como parte da programação do megaevento Game XP. Todas as noites, o grupo encerrava a programação mesclando temas clássicos a trilhas de jogos como Street Fighter, Mortal Kombat, Super Mario, Tetris, Pokémon e Assassin’s Creed no maior GamePark do mundo. Devido ao sucesso, uma nova apresentação já tem data marcada: o espetáculo Game Sinfônica ocupará o Allianz Parque, em São Paulo, no dia 19/10.

Além disso, a Nova Orquestra também pega a estrada com o espetáculo Led In Concert, celebrando os 50 anos da banda inglesa Led Zeppelin. A tour passará por Porto Alegre (Auditório Araújo Vianna), Rio de Janeiro (Vivo Rio), Brasília (Centro de Convenções Ulysses Guimarães) e novamente São Paulo (Allianz Parque). Para encerrar 2019 e abrir o verão, eles apresentarão as “Quatro Estações” de Vivaldi ao lado do guitarrista Davi Moraes. E ainda não acabou: mesclando a formação clássica de uma orquestra com a energia do bloco Sargento Pimenta, um dos mais tradicionais no Carnaval carioca, a Nova Orquestra fará nascer uma homenagem aos Beatles em janeiro, em clima de pré-folia.

Esses múltiplos projetos são a cara do Rock in Rio, festival que preza por variadas linguagens musicais. O show no Palco Sunset dá um pontapé inicial a esses meses de intenso movimento para os 32 músicos e o maestro Éder Paolozzi. O público será testemunha desse encontro inédito de batidas e vozes que atestam a ascensão de nomes como Rael, vencedor do Prêmio da Música Brasileira; Rincon Sapiência, que ainda colhe os frutos de seu elogiado álbum “Galanga Livre”; Baco Exu do Blues, pavimentando a estreia “Esú” com o aclamado disco “Bluesman”; e Agir, fenômeno do rap português.

A iniciativa é recente, mas a Nova Orquestra já surge experiente. Isso porque foi fundada por profissionais de marketing e gestão dentro da música de concerto, já contando também com a expertise de especialistas em outros mercados. À frente da ideia estão João Magalhães e Mateus Simões, que foram indispensáveis no reposicionamento da Orquestra Petrobras Sinfônica. Entre as ações mais recentes estão apresentações em vias públicas, a interpretação de músicas populares (que renderam os EPs “O Clássico é…” para os gêneros de rock, samba e pop, em parceria com a Deckdisc), além de apresentações com Nando Reis e uma série de concertos baseados em discos famosos, que recriou Pink Floyd, Metallica, Michael Jackson e Los Hermanos.

Agora, é hora de novos desafios. “A crise gerou uma ‘falta’ de orquestras e nós acreditamos que poderíamos criar um projeto voltado pra isso, vendo o clássico de outro modo, e trazer público, reinventando o modelo de uma orquestra, a experiência de música clássica. Pensando a gestão como uma startup, com uma visão nova de mercado e focado no público jovem”, explica João Magalhães, que também já trabalhou com com artistas como Banda do Mar, Marcelo Camelo, Gabriel O Pensador e Mallu Magalhães, somando mais de 10 anos de experiência no mercado musical.

Além de João e Mateus, uma equipe de profissionais de diversas áreas já ajuda a dar forma à Nova Orquestra, com o objetivo de unir mentes pensantes e corações pulsantes que abraçam o projeto, indo do marketing e comunicação à gestão e produção. A ideia é trazer a visão do music business para tornar a iniciativa não apenas viável, mas sustentável.

A perspectiva musical vem também de Leonardo Braga, vocalista da banda Planar, com passagens pelas gravadoras Sony e Deckdisc e pelo festival South By Southwest. Além disso, atua como criador de conteúdo no mercado de publicidade. Já Bruno Freitas soma à Nova Orquestra trazendo sua experiência como líder em inovação e cultura do Estado de São Paulo, fundador do Dínamo e sócio-gestor da Megahertz, com mais de 10 anos na criação e execução de projetos culturais, criativos e artísticos. Completa o time o publicitário e diretor audiovisual e de conteúdo Gustavo Tolhuizen, responsável de projetos de sucesso com Paulo Gustavo, Erasmo Carlos, Lenine e com a plataforma Queremos.

Se a música é clássica, a Nova Orquestra é moderna e dinâmica. A iniciativa olha para o futuro e já propõe diferentes formas de se pensar, produzir e conhecer grandes obras, tradicionais ou contemporâneas.

Foto Leonardo Braga

Veja mais artigos
Load More In Rock in Rio 2019

Verifique também

Rock in Rio anuncia ganhadores do Prêmio Rock in Rio Atitude Sustentável 2019

Prêmio que visa dar visibilidade pública e expressão às entidades mais sustentáveis é entr…