Home CULTURA Diversos Teatro Clara Nunes apresenta “Amar é o crime perfeito”

Teatro Clara Nunes apresenta “Amar é o crime perfeito”

0

Estreia 17 de Julho no Teatro Clara Nunes

Inglaterra, 1954. No contexto da criminalização das relações homoafetivas, o espetáculo acompanha o reencontro de Richard e Philip, que se conheceram durante a 2a Guerra mundial. Richard está de noivado marcado com Juliet, quando Philip volta a Londres. As relações homoafetivas na Inglaterra, ainda que privadas, eram consideradas crime nesta época. Um grande amigo de Richard está sob investigação policial e isto sublinha a interdição deste reencontro, amplificados pelos interesses familiares e pela cultura repressiva de seu tempo.

O texto de Thales Paradela, autor premiado no concurso nacional de  dramaturgia  Seleção Brasil em Cena do CCBB, foi escrito a partir de uma cuidadosa pesquisa, na qual as referências históricas factuais interagem com as narrativas ficcionais dos personagens. Entrelaçam-se na rede ficcional do espetáculo, a celebração do centenário de nascimento de Oscar Wilde, o ruidoso julgamento de Peter Wildblood, além da trágica morte do matemático Alan Turing. Acontecidos em 1954, todos os eventos relacionam-se à criminalização das relações homoafetivas na Inglaterra.

Produzido e idealizado por Ismael Fiorentin, o espetáculo conta com a direção de Paulo Trajano que aposta na universalização da empatia através do mergulho profundo na construção dos afetos e suas tensões. A criação técnica conta com cenários de Dóris Rollemberg, figurinos de Ronald Teixeira e a iluminação de Renato Machado. O elenco é composto por: Ismael Fiorentin, Cleiton Morais, Alexandre Dantas, Cláudio Pitanga, e Thales Paradela; contando com a participação especial de Maria Esmeralda Forte com mais de 60 anos de palco!

O espetáculo aborda o conflito da expressão do afeto em um contexto preconceituoso e como isto condiciona, mas não extingue, as possibilidades amorosas. Esta é uma peça sobre a potência de uma história de amor a enfrentar e expandir os limites da percepção do ser humano sobre sua condição.

Ficha Técnica:

Texto: Thales Paradela

Direção: Paulo Trajano
Elenco: Ismael Fiorentin, Cleiton Morais, Alexandre Dantas, Cláudio Pitanga e Thales Paradela. Participação Especial: Maria Esmeralda Forte

Cenário: Dóris Rollemberg

Figurino: Ronald Teixeira

Iluminação: Renato Machado

Direção Musical: Guilherme Miranda

Produção Executiva: Marilha Galla

Idealização: Ismael Fiorentin

Produção: Artifiore

Email: amareocrimeperfeito@gmail.com

Sinopse:

No contexto da criminalização das relações homoafetivas, o retorno de Philip a Londres, na semana do casamento de Richard, desencadeia uma série de transformações na vida de ambos, impactando as relações familiares e seu entorno.

Serviço:

AMAR É O CRIME PERFEITO

Estreia 17 de Julho – Até 08 de Agosto (Curta Temporada)

Teatro Clara Nunes, Shopping da Gávea

4as-feiras e 5as-feiras – 21horas

Ingressos: R$70,00 (inteira), R$35,00 (meia)

Gênero: Drama

Duração: 75 minutos

Classificação etária: 16 anos

Veja mais artigos
Load More In Diversos

Verifique também

Literatura e Histórias para crianças de todas as idades

Um grande encontro entre narradores, escritoras, arte-educadores, artistas do universo da …