Home CULTURA Diversos Negras em Ação no Museu do Samba

Negras em Ação no Museu do Samba

0

Museu do Samba recebe nesse sábado evento “Negras em Ação” com palestras, mesas de conversa e roda de samba

Evento gratuito terá ainda atrações culturais como o grupo “Moça Prosa” e a cantora e compositora Dayse do Banjo

O Museu do Samba, na Mangueira, recebe neste sábado, 13 de julho, o evento Negras em Ação, a partir das 9h. A programação conta com palestras, rodas de conversa com mulheres negras, exposições de artes, espaços gastronômicos. A partir das 17h tem roda de samba com o grupo Moça Prosa e show da cantora e compositora Dayse do Banjo.

O evento contará com palestras e roda de conversas onde mulheres negras, que se destacam em atividades, ações e posicionamentos de luta constante pela igualdade, estarão reunidas para apresentar suas questões e sugestões para melhoria da qualidade de vida de toda sociedade. Haverá espaço afro-empreendedor e gastronômico. O evento cultural Negras em Ação é idealizado por Valéria Neves, ativista e coordenadora de Mulheres do Movimento Negro Unificado no Rio de Janeiro (MNU RJ).

“As mulheres negras viveram o processo de escravidão lutando. Sempre lutaram por direitos para si e para todos. Foram responsáveis por diversas formas de luta pela liberdade. Sem acomodação diante da opressão. Hoje a opressão ainda limita a mulher negra, quanto a igualdade social. A luta persiste. Uma luta sempre muito desigual. São muitas as dores. Mas em diversas frentes, as mulheres negras permanecem evoluindo e vencendo as agruras e obstáculos da existência. Pois querem uma sociedade justa, sem medos, para todos.”, afirma Valéria Neves.

Haverá, durante todo o encontro, em espaço anexo, uma feira negra, composta de mulheres negras e seus fazeres, em exposição contando com a circulação de uma moeda própria e específica para o evento, com a qual será feita toda a comercialização do material das empreendedoras.

“O objetivo é realizar uma feira coletiva e socializada, num resgate da forma negra ancestral de empreender, onde todos serão responsáveis e todos poderão se beneficiar em igualdade. O evento terá duração de um dia, dividido em duas etapas, manhã e tarde, onde ocorrerão palestras, rodas de conversas e performance teatral. Ao término seguirá uma roda de samba apresentada por mulheres negras”, conclui a coordenadora de mulheres do MNU-RJ, Valéria Neves.

Serviço

Negras em Ação

Sábado – 13 de julho de 2019 – 9h às 18h

Museu do Samba – Ruas Visconde de Niterói, 1296, Mangueira.

Telefone: (21) 3234-5777

Programação completa em https://www.facebook.com/events/341755556720762/

Shows com o grupo Moça Prosa e Dayse do Banjo (a partir das 17h)

Veja mais artigos
Load More In Diversos

Verifique também

Feira Vida Liberta no Palácio do Catete

Atividades gratuitas na Feira Vida Liberta tem Yoga com Julia Oristânio e palestra sobre e…