Home MÚSICA 5º Concerto Série Música nas Estrelas

5º Concerto Série Música nas Estrelas

0

O Duo Burajiru, formado pelo violista Fernando Thebaldi e pela pianista japonesa Yuka Shimizu, realizou, em abril de 2016 na cidade de Rotterdam, concerto no renomado Conservatório CODARTS. O concerto obteve grande sucesso e levou ao público europeu uma mostra da música brasileira, para viola e piano. De volta da ao Brasil, após a turnê,  o Duo Burajiru continua na sua missão de execução, registros, revisão, reedição, comissionamento de obras de compositores da música brasileira de concerto para viola e piano de épocas e estilos musicais diversos, mas que em comum, falam sobre e para alma do povo brasileiro, como Villa-Lobos, Radamés Gnattali e Francisco Mignone.

Serviço:

5º Concerto da Série Música Clássica nas Estrelas 2019

Duo Burajiru: Yuka Shimizu/piano e Fernando Thebaldi/viola

Local: Planetário da Gávea – Grande Cúpula Carls Sagan

Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100, Gávea

Data: 1º de junho, sábado

Horário: 19h30

Ingressos: R$30,00 (inteira) e R$15,00 (meia-entrada) para maiores de 60 anos, professores e estudantes. Gratuito para servidores municipais.

Programa:

DUO BURAJIRU: YUKA SHIMIZU, piano/FERNANDO THEBALDI, viola

Duração musical: 40’

  1. CÉSAR GUERRA-PEIXE (1914 -1993), TRÊS PEÇAS PARA VIOLA E PIANO, 6’ i) Cantoria de Galope: Allegretto Moderato, 1’; ii) Reza de Defunto: Andantino, 2’; iii) Toada Afro-Recifense (Jeje): Allegretto, 3’
  2. RADAMÉS GNATTALI (1906 -1988), SONATA PARA VIOLA E PIANO, 1969, 13’             i) Allegro,5’; ii) Adagio,4’; iii) Con Spirito,4’
  3. RICARDO TACUCHIAN (n. 1939), CINCO MINIATURAS, 13’
  4. i) Allegetto; ii) Allegro Moderato; iii) Vivo; iv) Moderato; Allegro Vivace
  5. FRANCISCO MIGNONE (1897-1986), VALSA BRASILEIRA, 3’
  6. ELENISIO RODRIGUES (n. 1981), PRELÚDIO E DANÇA, 5’

O Duo Burajiru, formado pelo violista Fernando Thebaldi e pela pianista japonesa Yuka Shimizu, realizou, em abril de 2016 na cidade de Rotterdam, concerto no renomado Conservatório CODARTS. O concerto obteve grande sucesso e levou ao público europeu uma mostra da música brasileira, para viola e piano.

De volta ao Brasil, o Duo Burajiru continua na sua missão de execução, registros, revisão, reedição, comissionamento de obras de compositores da musica brasileira de concerto para viola e piano de épocas e estilos musicais diversos, mas que em comum, falam sobre e para alma do povo brasileiro, como Villa-Lobos, Radamés Gnattali e Francisco Mignone.

Após a apresentação de hoje, que traça um breve panorama da produção musical erudita brasileira, o DUO BURAJIRU, entra em estúdio para gravar seu primeiro CD.

Thebaldi vem sendo cada vez mais requisitado como professor por instituições como a Faculdade de Música do Espírito Santo. Sua atuação como pedagogo e camerista rendem-lhe convites regulares para Festivais como o Villa-Lobos do Rio de Janeiro, as Bienais de Música Brasileira Contemporânea, Festivais de Inverno de Domingos Martins, Femusica de Campos dos Goytacazes, Juiz de Fora, Conexões Musicais da Universidade Federal Fluminense e UniRio, e o mais importante da América do Sul, o Internacional de Campos do Jordão em São Paulo.

Atualmente Fernando é spalla das violas da Orquestra Sinfônica Nacional da Universidade Federal Fluminense e violista da Orquestra Petrobras Sinfônica ambas no Rio de Janeiro e com essas mesmas orquestras se apresenta regularmente como solista, além de outras orquestras brasileiras dentre elas a Sinfônica do Espírito Santo, a Camerata Sesi do Espírito Santo, a Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro, a Orquestra da Casa do Estudante do Brasil, e orquestras estrangeiras incluindo aqui a Ars Musica de Rotterdam e Orquesta Municipal de Asunción no Paraguai.

Yuka Shimizu, piano. Nasceu na província de Saitama, Japão. Em 1995, ingressou na Faculdade de Música Kunitachi em Tokyo.

Sua paixão pela música brasileira trouxe-a ao Brasil em 1997. Estudou com Clara Sverner e Mordehay Simoni. Formou-se no Conservatório Brasileiro de Música em 2001 com  a  orientação da Professora Maria Teresa Soares.

Tirou o primeiro lugar no concurso de Talentos de piano em Brasília e terceiro lugar no concurso de música brasileira em São Paulo. Melhor intérprete de música brasileira e Bach no XI concurso Nacional de Piano em Minas Gerais, e segundo lugar no concurso Nacional de piano Artelivre em São Paulo. Recebeu “Moção de Congratulações” por sua atuação como intérprete de Música Brasileira na Câmara Municipal de Rio de Janeiro.

Desde 1998 realiza recitais nos principais teatros no Brasil e no Japão. Além de atuar como solista, tambem fez  recitais  com a soprano Neti Szpilman com programa de música brasileira. Em 2006, lançou seu primeiro CD ”Embalada pela brisa do Rio”, com músicas de Ernesto Nazareth. Em 2008, apresentou-se como solista da Orquestra Sinfônica Nacional-UFF sob a Regência da Maestrina Lidia Amadio, no Teatro UFF, e do Maestro Chiyuki Murakata, na Sala Cecília Meireles, em comemoração aos 100 anos da imigração japonesa no Brasil. Em 2012, Participou do Festival Internacional Cello Encounter junto com violoncelista David Chew, e companhia de Dança Cia Márcia Milhazes no Teatro Caixa Cultural.

Em 2015, estreou  o “Duo Burajiru” com o violista Fernando Thebaldi e apresentou-se no Conservatório de Rotterdam em Holanda em 2016 e no Teatro do BNDES.  Em 2017, fez recitais no Espaço Giomar Novaes (Sala Cecília Meireles), e na Academia Brasileira de Música com o clarinetista Cristiano Alves.  O Duo Burajiru juntou-se  com Cristiano Alves, e formou o grupo  “T’Rio”. Lançou CD “Trios Brasileiros” pelo Casa Estúdio em 2018. Apresentou-se como Solista da Orquestra de Barra Mansa-RJ, e Orquestra Camerata de Sesi –ES.  Lançou seu segundo CD piano solo “Piano Brasil”. Realizou o recital de encerramento na embaixada do Brasil em Tóquio no evento de “Comemoração dos 130 anos de nascimento de Villa-Lobos. A história de Chiyuki Murakata e da Associação Villa-Lobos do Japão”.

Nelson de Franco – Curador da Série Música Clássica nas Estrelas

Presidente, Conselho Comunitário de Segurança AISP 23

Vice-Presidente, Associação dos Amigos da Sala Cecília Meireles

Conselheiro, Associação dos Amigos do Jardim Botânico

Presidente, Conselho da Sociedade Musical Bachiana Brasileira

Curador da Série Música Clássica dos Santos Anjos
99676-3040/2274-9972

Veja mais artigos
Load More In MÚSICA

Verifique também

Mauren McGee estreia nova fase com single em português

Doces Sortidos está nas plataformas de streaming e é o primeiro lançamento da Canil Record…