Home CULTURA Diversos Museu Histórico da cidade ganha nova reserva técnica

Museu Histórico da cidade ganha nova reserva técnica

0

O Museu Histórico da Cidade (MHC) ganha uma nova reserva técnica no sábado, 18 de maio, quando é comemorado o Dia Internacional dos Museus. O antigo espaço foi demolido em 2016 devido a problemas estruturais que atingiam o prédio. Com equipamentos de última tecnologia para preservação museológica, a nova reserva técnica vai abrigar 98% do acervo de 24 mil obras do museu, que conta a história do Rio de Janeiro. Entre as peças estão obras de arte, fotos, estudos de arquitetura e objetos históricos como a coleção de estandartes do século XIX.

A reserva técnica é o local onde fica a maior parte do acervo de um museu, abrigando todos os itens que não estão expostos ao público. Nela são realizados procedimentos de higienização, acondicionamento e restaurações de peças. O ambiente conta com um armário deslizante adequado à tipologia do acervo, desumidificadores, mesa de higienização e de sucção com umidificação, entre outros equipamentos modernos. Também há um local destinado para os funcionários fazerem a conservação das peças e também a alimentação do banco de dados.

O acesso a essa área é restrito e as visitas são abertas apenas para técnicos e estudantes da área desde que a visita seja previamente agendada. O novo espaço terá um importante papel na formação de estudantes da área da museologia e patrimônio, além de contribuir para a conservação da memória da Cidade do Rio de Janeiro.

O Museu Histórico da Cidade fica na Estrada Santa Marinha, s/nº, Gávea.
Fotos: Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

Veja mais artigos
Load More In Diversos

Verifique também

História do Morro do Castelo ganhará performance no Rio de Janeiro

Uma performance ao vivo apresentará ao público fatos históricos sobre o Morro do Castelo, …