Home MÚSICA Quarteto Stamitz faz apresentação 2º Concerto na Paróquia dos Santos Anjos

Quarteto Stamitz faz apresentação 2º Concerto na Paróquia dos Santos Anjos

0

O Quarteto Stamitz foi formado em 2018 por integrantes da Orquestra Rio Camerata e está dedicado à obra não apenas deste compositor pouco conhecido no Brasil, mas de outros compositores de música clássica para oboé e cordas. O grupo apresentou-se no X Festival de Sopros em novembro de 2018, no CCBB e tem apresentações agendadas para a Rádio MEC no Teatro Dulcina e em Teresópolis.

Harold Emert, oboísta e compositor norte-americano-brasileiro, estudou na Manhattan School of Music, Nova Iorque, e em Freiburg, Alemanha, com Heinz Holliger. Radicou-se no Rio de Janeiro em 1973. Gravou oito CDs solo com suas obras. Sua versatilidade permitiu-lhe realizar gravações com a OSB e o OSN-UFF e, no campo popular, com Lenine, Olivia Hime, Ed Motta e Milton Nascimento, entre outros, e, também, compor trilhas sonoras para a Companhia de Dança Débora Colker e o filme “Duas Vezes com Helena.” Integrou as orquestras American Symphony (Nova Iorque) e como solista com o Maestro Leopold Stokowski, Israel Philharmonic com o Maestro Zubin Mehta, Orquestra da Rádio de Saarbrucken, Alemanha, e Rádio SABC, Johannesburg, África do Sul.

Atuou como primeiro oboé da Orquestra Sinfônica Brasileira-OSB, 1973-1997 com o Maestro Isaac Karabtchevsky, Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal e Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra Sinfônica Nacional-UFF (2004-2013). Atualmente é o primeiro oboísta da Orquestra Rio Camerata, regência de Israel Menezes

Participou nas turnês da Europa com a Israel Philharmonic, da Europa e Estados Unidos com a OSB, e de Buenos Aires com a Orquestra Sinfônica Nacional-UFF. Realizou gravações com a OSB com Maestro Karabtchevsky e OSN-UFF com a Maestrina Ligia Amadio.  Como recitalista, já se apresentou nas Filipinas, Cingapura, Hong Kong, Brunei,Tahiti, Austrália, Nova Zelândia e em quase todos as países da América Latina.

Seu Concerto para oboé, violino e orquestra recebeu apresentações em Melbourne, Austrália, Rio de Janeiro e Lousiana State University (Janeiro, 2014).

Paulo Augusto Vieira de Castro é carioca e estudou viola com Frederick Stephany e Nelson Macedo, tendo atuado na Orquestra Sinfônica Jovem da FUNARTE, Orquestra Sinfônica da UFRJ, Orquestra de Câmara de Niterói e Orquestra Rio Camerata, da qual é fundador.

Paulo Azevedo, Violinista, iniciou os estudos musicais na Academia de música de Espinho, Portugal, na classe da Professora Roumiana Badeva. Ainda nesta cidade concluiu o curso de prática orquestral da Escola Profissional de musica, sob a orientação da professora Emilia Vangelova. É licenciado em música, no curso de performance em violino da Universidade de Aveiro, Portugal, onde estudou com o professor Zoltan Sánta. Enquanto aluno na Escola Profissional de Música de Espinho e da Universidade de Aveiro participou em diversas masterclass e cursos de aperfeiçoamento com os professores Zófia Woycicka, Augusto Trindade, Serguey Kravchenko, Daniel Rowland e André Fonseca.

Na música erudita, durante os anos de formação na Academia de música de Espinho e posteriormente na Escola Profissional de Música de Espinho, foi membro do naipe dos primeiros violinos da Orquestra Clássica de Espinho, tendo trabalhado sob a direção de maestros como: Cesário Costa, Roberto Muzi, Jean-Marc Burfin, Pavel Przytockwi e Pedro Neves. Enquanto aluno do ensino superior, foi por diversas vezes convidado a integrar o naipe de primeiros violinos da Orquestra Filarmonia das Beiras tendo sido dirigido por António Vassalo Lourenço, Ernst Schelle, Luís Carvalho, Paulo Lourenço e Fernando Eldoro. Também neste período e com a orquestra Filarmonia das Beiras colaborou com solistas de renome internacional como Alina Pogostkina, Boris Berezovsky, Raquel Ribeiro, Isabel Alcobia, Alexander Znanochak e Alexander Tomescu. Na música popular colaborou com artistas do panorama português como Rui Veloso, Vitorino, Carminho, Dulce Pontes, Jorge Palma e Aurea. Como músico de câmara participou em formações como trio e quarteto de cordas tendo atuado em todas as edições dos “Dias da música” da Fundação de Serralves no Porto, bem como em várias cidades de Portugal. Enquantomúsico freelancer foi convidado para a gravação do Cd da Tuna de Engenharia da Universidade do Porto assim como para a gravação do Cd da Orquestra Filarmônica de São Félix da Marinha e do artista Weatherman.

Radicado no Brasil há três anos, tem atuado como spalla convidado da Orquestra Rio Camerata, sob a direção do maestro Israel Menezes tendo atuado em várias cidades do estado do Rio de Janeiro.

Carlos William Goncalves é violoncelista e atua como professor da Orquestra Sinfônica  Juvenil Carioca e como membro da Orquestra Rio Camerata.

 Programa:

Duração musical: 34′

1. Karl Stamitz (Mannheim, 1745 – Jenna,1801), Quarteto para Oboé e cordas em Fá maior, Opus 8, Nº 3, 1773, 14′: i) Allegro, 5′; ii) Andante, 5′; iii) Presto, 4′.

2. Johann Pachelbel (Nuremberg 1653-1706), Canon em Ré Maior para violino e cello, 1680, 7′.

3. Johann Sebastian Bach (Eisenach, 1685 – Leipzig, 1750), Sinfonia (Abertura) da Cantata BWV 156, Adagio, em Fá Maior, 1729, 4′.

4. Enio Morricone (n.1928), Oboé de Gabriel (Tema principal do filme The MIssion), 1986, 3′

5. Charles Chaplin (Londres, 1889 – Corsier-sur-Vevey, Suíça, 1977), Smile do filme Tempos Modernos, 1936, arranjo Harold Emert, 3′.

6. Karl Stamitz (Mannheim, 1745-Jenna,1801), Quarteto para Oboé e cordas em Mi bemol maior, Opus 8, Nº 2, 3º e último movimento, Rondó, Allegro, 1773, 3′.

Serviço:

2º Concerto da Série Música Clássica dos Santos Anjos 2019 com Quarteto Stamitz

Local: Paróquia dos Santos Anjos

Av. Afrânio de Melo Franco, 300 – esquina Humberto de Campos – Leblon

Data; 11 de maio

Hora: 15h30

Ingressos: grátis

Informações: (21) 2239-1349/8043

Foto reprodução de rede social

Veja mais artigos
Load More In MÚSICA

Verifique também

Cris Narchi lança clipe com música do U2

Com direção de Lucas Ferreira a cantora Cris Narchi  lança o clipe da musica “I Still Have…