Home CULTURA Encerramento da exposição sobre Rosa Magalhães

Encerramento da exposição sobre Rosa Magalhães

0

Após mais de dois meses em cartaz, o projeto multiplataforma Carnavalize convida a todos para o encerramento da exposição “Uma delirante celebração carnavalesca: o legado de Rosa Magalhães”, no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica. Reunindo mais de trinta artistas de diversas linguagens, a mostra contou em seu grande público com apaixonados pela arte e pelo universo das escolas de samba. Para marcar o encerramento, convidamos o público para ver (ou rever) as obras em conversa mediada com a equipe de curadoria e os artistas responsáveis por dar vida à exposição.

A programação começará a partir das 14 horas, com uma roda de conversa com  carnavalescos, aderecistas, fotógrafos, pintores e outros profissionais, mediada pelo curador da mostra, o escritor e pesquisador Leonardo Antan. Na ocasião, diversos produtos baseados na exposição estarão a venda, incluindo o lançamento de um mini-catálogo editado pela Rico Editora.

Logo depois, a roda de conversa subirá do auditório para as galerias com uma visita guiada que revelará ao público os processos de pesquisa da exposição, assim como os núcleos curatoriais que nortearam a montagem das obras e suas aproximações temáticas. Para encerrar a conversa, as artistas Rafael Bqueer e Darks Miranda realizarão a performance “Hoje o couro vai comer”.

Na ação de Rafael Bqueer e Darks Miranda, frutas e elementos característicos do movimento tropicalista poderão ser devorados em um ritual sex-antropofágico, que reunirá roupas de couro que trazem diversas leituras e questionamentos sobre a fetichização e objetificação do corpo da mulher e do corpo negro nos desfiles das escolas de samba. O trabalho reflete a sensualidade e os estereótipos na herança de Carmem Miranda, além das visões históricas de um Brasil tropical dos carnavais da carnavalesca Rosa Magalhães .

SERVIÇO:

Encerramento da exposição “Uma delirante celebração carnavalesca: o legado de Rosa Magalhães”

Roda de conversa + visita guiada + lançamento de catálogo + performance

Dia 27/04, a partir das 14 horas

Centro Municipal Hélio Oiticica

Rua Luís de Camões, 68 – Centro – Rio de Janeiro

Veja mais artigos
Load More In CULTURA

Verifique também

Pinacoteca Benedicto Calixto apresenta “Cidades Imaginárias” de Miriam Nigri Schreier

São mais de trinta anos de atividade profissional. Mas Miriam Nigri Schreier continua em p…