Home CULTURA Encerramento da exposição sobre Rosa Magalhães

Encerramento da exposição sobre Rosa Magalhães

0

Após mais de dois meses em cartaz, o projeto multiplataforma Carnavalize convida a todos para o encerramento da exposição “Uma delirante celebração carnavalesca: o legado de Rosa Magalhães”, no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica. Reunindo mais de trinta artistas de diversas linguagens, a mostra contou em seu grande público com apaixonados pela arte e pelo universo das escolas de samba. Para marcar o encerramento, convidamos o público para ver (ou rever) as obras em conversa mediada com a equipe de curadoria e os artistas responsáveis por dar vida à exposição.

A programação começará a partir das 14 horas, com uma roda de conversa com  carnavalescos, aderecistas, fotógrafos, pintores e outros profissionais, mediada pelo curador da mostra, o escritor e pesquisador Leonardo Antan. Na ocasião, diversos produtos baseados na exposição estarão a venda, incluindo o lançamento de um mini-catálogo editado pela Rico Editora.

Logo depois, a roda de conversa subirá do auditório para as galerias com uma visita guiada que revelará ao público os processos de pesquisa da exposição, assim como os núcleos curatoriais que nortearam a montagem das obras e suas aproximações temáticas. Para encerrar a conversa, as artistas Rafael Bqueer e Darks Miranda realizarão a performance “Hoje o couro vai comer”.

Na ação de Rafael Bqueer e Darks Miranda, frutas e elementos característicos do movimento tropicalista poderão ser devorados em um ritual sex-antropofágico, que reunirá roupas de couro que trazem diversas leituras e questionamentos sobre a fetichização e objetificação do corpo da mulher e do corpo negro nos desfiles das escolas de samba. O trabalho reflete a sensualidade e os estereótipos na herança de Carmem Miranda, além das visões históricas de um Brasil tropical dos carnavais da carnavalesca Rosa Magalhães .

SERVIÇO:

Encerramento da exposição “Uma delirante celebração carnavalesca: o legado de Rosa Magalhães”

Roda de conversa + visita guiada + lançamento de catálogo + performance

Dia 27/04, a partir das 14 horas

Centro Municipal Hélio Oiticica

Rua Luís de Camões, 68 – Centro – Rio de Janeiro

Veja mais artigos
Load More In CULTURA

Verifique também

Mim, Chita (ensaio aberto) no domingo tem entrada franca na Cidade das Artes

Tem quiprocuó das coxias + fotos, objetos, vídeos em exposição + leitura de 3h de duração …