Home CULTURA Diversos Salgueiro comemora São Jorge no Espaço Calça Larga

Salgueiro comemora São Jorge no Espaço Calça Larga

0

Regada a muito angu e cerveja gelada a festa começa ao meio-dia

Os festejos de São Jorge são um dos mais esperados pelos cariocas no mês de abril e, para celebrar o dia do Santo Guerreiro, a cidade se veste de vermelho e branco contagiando fiéis de todas as regiões. No Morro do Salgueiro a tradição já existe há três décadas mas de uma forma diferenciada.

Enquanto o feijão vermelho é a tradição nas rodas de samba, no Espaço Calça Larga o prato escolhido para homenagear São Jorge é o angu à baiana. Quem explica a preferência pela iguaria, é Jomar Casemiro, um dos herdeiros da família Calça Larga, uma das fundadoras do Salgueiro e cuja responsabilidade pela festa é transmitida de geração em geração.

– O angu é uma das comidas oferecidas a Ogum que, no sincretismo, representa São Jorge. Meu pai sempre foi festeiro e tudo era motivo de reunir a família  – que já é grande – e os amigos mais chegados. Assim, a festa já se formava, comenta Jô Casemiro, diretor geral de Harmonia do Salgueiro.

Para o evento, que acontece no dia 23 a partir no meio-dia, a Família Calça Larga prepara cerca de 1500 cuias de angu, que são distribuídas gratuitamente regadas a muito samba e cerveja gelada. Quem conhece a festa, garante que, além da diversão, o pôr de sol que se presencia do alto da comunidade, é inesquecível.

– A gente espera muito esse encontro porque é a oportunidade de confraternizar, estar com amigos e lógico, saudar São Jorge, que é a cara do carioca, comenta Dudu Botelho, compositor da Academia do Samba.

A entrada é gratuita , assim como o prato de angu distribuído ao longo do dia.  O samba não tem hora para acabar. Para acesso ao local recomendamos subir de Kombi ou Moto que fazem ponto no larguinho da Av Gabriela Prado Maia Ribeiro com Rua General Roca ( Fundos do shopping 45-Praça Saens Peña)

Serviço:

Festa de São Jorge no Morro do Salgueiro

Data: 23 de abril, terça-feira – Meio – Dia

Entrada: gratuita ( angu servido gratuitamente)

Local: Espaço Calça Larga – Morro do Salgueiro

Foto Rogério Neves

Veja mais artigos
Load More In Diversos

Verifique também

Portela vai abrir inscrições para aulas de capoeira neste sábado

A Portela vai oferecer aulas gratuitas de capoeira para crianças (a partir de 5 anos), ado…