Home CULTURA Diversos Eu vim me apresentar – Encontros, festas e Celebrações

Eu vim me apresentar – Encontros, festas e Celebrações

0

Nova exposição do Museu Bispo do Rosário apresenta diálogo entre a obra do artista e o desfile de carnaval da Acadêmicos do Cubango

O Mbrac – Museu Bispo do Rosário inaugura, no dia 13 de abril de 2019, às 14h, a exposição “EU VIM ME APRESENTAR – ENCONTROS, FESTAS E CELEBRAÇÕES”. A exposição coloca em diálogo a obra de Bispo com o universo festivo das manifestações populares brasileiras, em especial, o desfile das escolas de samba. O ponto de partida desse encontro é o desfile realizado pela Acadêmicos do Cubango, em 2018, que homenageou o artista na Marquês de Sapucaí.

O enredo batizado de “O REI QUE BORDOU O MUNDO”, assinado por Gabriel Haddad e Leonardo Bora, promoveu uma releitura poética do imaginário de Arthur Bispo do Rosário, resultando em desenhos, figurinos e alegorias. Essas imagens potentes do cortejo carnavalesco se reencontram com a sua inspiração inicial, as obras vibrantes de Bispo do Rosário, que por sua vez, beberam em tantas outras festividades.

Desde modo, a exposição promove um diálogo entre essas múltiplas potências e linguagens, celebrando seus contatos e cruzamentos.

Em cena, todo o processo criativo do desfile carnavalesco, desde os primeiros esboços de fantasias, adereços e fantasias de alas e destaques, além de fotografias do desfile realizadas por Wigder Frota e um ensaio fotográfico realizado por Talita Teixeira.

A curadoria é de Leonardo Antan, mestrando em Artes na UERJ e editor do projeto multiplataforma Carnavalize, que promove encontros entre as escolas de samba e as instituições artísticas.

“Acredito sempre na potência de trazer o universo carnavalesco para âmbito das instituições, o que sempre promove novos olhares sobre as nossas escolas de samba e sua potência cultural. Realizar o re-encontro das fantasias e adereços da Cubango com as obras originais que lhe inspiraram é tão potente, quanto fascinante”, afirma o pesquisador que também é curador da exposição “Uma delirante celebração carnavalesca: o legado de Rosa Magalhães”, em cartaz no Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica.

A mostra “Eu vim me apresentar” encerra um ciclo de outras exposições que também tiveram o material sobre o desfile de carnaval como tema. Primeiro, “Chegança: Bispo do Rosário na Acadêmicos da Cubango”, foi realizada entre outubro a janeiro no Museu da História e da Cultura Afro-brasileira, focando na herança africana que permeia a vida de Bispo do Rosário e o universo das agremiações cariocas.

Depois, “O rei que bordou o mundo: poéticas carnavalescas na Acadêmicos do Cubango” ocupou o Centro Municipal Hélio Oiticica, entre fevereiro e março, trazendo uma visão mais lúdica do processo
criativo do desfile.

SERVIÇO
Abertura da exposição “Eu vim me apresentar – Encontros, festas e
celebrações”: 12/04/2018, das 14h às 17h
Visitação: terça à sexta das 10:00 às 17h
Endereço: Estrada Rodrigues Caldas, 3400 – Taquara/Jacarepaguá
Agendamento de visitas mediadas pelo email
educativo@museubispodorosario.com
www.museubispodorosario.com
facebook.com/museubispodorosarioartecontemporanea

Veja mais artigos
Load More In Diversos

Verifique também

A Última Feira as Yabás do ano vai ser no domingo

No próximo domingo(8), acontece a última Feira das Yabás do ano em homenagem à Nossa Senho…