Home CULTURA Diversos Eu vim me apresentar – Encontros, festas e Celebrações

Eu vim me apresentar – Encontros, festas e Celebrações

0

Nova exposição do Museu Bispo do Rosário apresenta diálogo entre a obra do artista e o desfile de carnaval da Acadêmicos do Cubango

O Mbrac – Museu Bispo do Rosário inaugura, no dia 13 de abril de 2019, às 14h, a exposição “EU VIM ME APRESENTAR – ENCONTROS, FESTAS E CELEBRAÇÕES”. A exposição coloca em diálogo a obra de Bispo com o universo festivo das manifestações populares brasileiras, em especial, o desfile das escolas de samba. O ponto de partida desse encontro é o desfile realizado pela Acadêmicos do Cubango, em 2018, que homenageou o artista na Marquês de Sapucaí.

O enredo batizado de “O REI QUE BORDOU O MUNDO”, assinado por Gabriel Haddad e Leonardo Bora, promoveu uma releitura poética do imaginário de Arthur Bispo do Rosário, resultando em desenhos, figurinos e alegorias. Essas imagens potentes do cortejo carnavalesco se reencontram com a sua inspiração inicial, as obras vibrantes de Bispo do Rosário, que por sua vez, beberam em tantas outras festividades.

Desde modo, a exposição promove um diálogo entre essas múltiplas potências e linguagens, celebrando seus contatos e cruzamentos.

Em cena, todo o processo criativo do desfile carnavalesco, desde os primeiros esboços de fantasias, adereços e fantasias de alas e destaques, além de fotografias do desfile realizadas por Wigder Frota e um ensaio fotográfico realizado por Talita Teixeira.

A curadoria é de Leonardo Antan, mestrando em Artes na UERJ e editor do projeto multiplataforma Carnavalize, que promove encontros entre as escolas de samba e as instituições artísticas.

“Acredito sempre na potência de trazer o universo carnavalesco para âmbito das instituições, o que sempre promove novos olhares sobre as nossas escolas de samba e sua potência cultural. Realizar o re-encontro das fantasias e adereços da Cubango com as obras originais que lhe inspiraram é tão potente, quanto fascinante”, afirma o pesquisador que também é curador da exposição “Uma delirante celebração carnavalesca: o legado de Rosa Magalhães”, em cartaz no Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica.

A mostra “Eu vim me apresentar” encerra um ciclo de outras exposições que também tiveram o material sobre o desfile de carnaval como tema. Primeiro, “Chegança: Bispo do Rosário na Acadêmicos da Cubango”, foi realizada entre outubro a janeiro no Museu da História e da Cultura Afro-brasileira, focando na herança africana que permeia a vida de Bispo do Rosário e o universo das agremiações cariocas.

Depois, “O rei que bordou o mundo: poéticas carnavalescas na Acadêmicos do Cubango” ocupou o Centro Municipal Hélio Oiticica, entre fevereiro e março, trazendo uma visão mais lúdica do processo
criativo do desfile.

SERVIÇO
Abertura da exposição “Eu vim me apresentar – Encontros, festas e
celebrações”: 12/04/2018, das 14h às 17h
Visitação: terça à sexta das 10:00 às 17h
Endereço: Estrada Rodrigues Caldas, 3400 – Taquara/Jacarepaguá
Agendamento de visitas mediadas pelo email
educativo@museubispodorosario.com
www.museubispodorosario.com
facebook.com/museubispodorosarioartecontemporanea

Veja mais artigos
Load More In Diversos

Verifique também

Startup carioca de games conclui projeto vencedor de concurso da ONU

Acelerada pelo StartupRio, do Governo do Estado do Rio, Delta Arcade criou o “Cidade do Am…