Home CULTURA Diversos Museu Histórico da Cidade recebe obras de artistas que pintam com a boca e os pés

Museu Histórico da Cidade recebe obras de artistas que pintam com a boca e os pés

0

O Museu Histórico da Cidade recebe a exposição “Corpo de Fuzileiros Navais, Inclusão e Arte” entre os dias 21 de março e 23 de junho, organizada pelo Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais e pela Associação dos Pintores com a Boca e os Pés (APBP). A mostra reúne 27 pinturas feitas por artistas que usam apenas a boca e os pés para produzir as obras. As telas, com temática naval, reproduzem fotos de militares em ações sociais. Durante a visita ao museu, será possível ainda encontrar alguns pintores que estarão no local fazendo demonstração.

Pintor desde que sofreu um acidente há 25 anos, Marcelo Cunha, de 49, ilustrou uma militar ajudando uma criança durante uma ação no exterior.

– O objetivo é compartilhar com o maior número de pessoas essa mostra que aborda a preocupação social. Aproveitamos também para divulgar o trabalho da associação e atrair mais artistas – afirma Marcelo, que tem formação em desenho publicitário.

Atualmente, a associação conta com 14 pintores no Rio de Janeiro. Fundada em 1956, a APBP é uma organização internacional, que tem como propósito promover a inclusão de artistas que perderam a capacidade de uso de suas mãos – por nascença, acidente ou doença – e que pintam com a boca e os pés. Além das obras de arte e as participações em exposições, os associados costumam ministrar palestras e fazer demonstrações de pintura. É a partir dessas obras, que são vendidas em formato de cartão-postal ou calendário, que os associados arrecadam os recursos e conquistam sua autonomia financeira.

A mostra “Corpo de Fuzileiros Navais, Inclusão e Arte” é uma das 15 exposições que a Associação dos Pintores com a Boca e os Pés (APBP) participa por ano, em média.

Serviço:

De 21 de março a 23 de junho – Terça a domingo, das 10h às 17h

Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro – Estrada Santa Marinha, s/nº, Gávea.

Entrada gratuita

Classificação: livre

Veja mais artigos
Load More In Diversos

Verifique também

Luana Génot lançou livro cobrando igualdade racial no mercado de trabalho

O seu primeiro livro foi bastante prestigiado e lotou o debate com a jornalista Flávia Oli…