Home SHOWS Outros Banco do Brasil apresenta e patrocina Madrugada no Centro – 2018 / 2019

Banco do Brasil apresenta e patrocina Madrugada no Centro – 2018 / 2019

0

Edição de fevereiro faz um pré-carnaval na madrugada com a festa LUV e participações especiais de Fernanda Abreu e Rincón Sapiência + DJ Saddam, o show de  Junú com o Bloco da Terreirada Cearence convidando Marina Íris, e uma apresentação especial da Bateria da Mangueira 

Hora de tirar a fantasia do armário e curtir essa Madrugada carnavalesca. O CCBB RJ apresenta no dia 16/2, a última noite da quinta edição do projeto ‘Madrugada no Centro – 2018/2019’ e bota o bloco na rua com shows, djs e performances, ocupando o estacionamento do Centro Cultural, com uma programação para animar o folião carioca.

O carnaval no Brasil, principalmente o de rua, acontece em inúmeros lugares com as suas devidas peculiaridades, com a identidade cultural de cada povo e suas manifestações locais. Além do axé, do samba e do frevo, podemos identificar a riqueza do nosso país, quando estamos atentos pra observar outros elementos encontrados nas manifestações populares. 

Com a curadoria atenta de Daniela Paita, o Madrugada se tornou um projeto de sucesso e conquistou um público fiel, apostando na pluralidade musical, nos encontros de novos e consagrados artistas, sempre com uma temática por noite. E é na mistura de estilos que a edição pré-carnaval que o Madrugada recebe no dia 16.02:

  • 22 às 0h – LUV 
  • 0 às 01:20 – Junú e O Bloco Da Terreirada Cearense convidam Marina Íris 
  • 01:30 às 02:30 LUV convida Fernanda Abreu e Rincón Sapiência 
  • 02:30 às 03:10 – Bateria da Mangueira 
  • 03:10 às 04h – LUV 

FESTA LUV 

Dj, produtora cultural e criadora da festa LUV, Nicole Nandes, joga nas 11 quando o assunto é noite e respira black music, hip hop, samba rap, R&B, Funky e soul. Com sua LUV, apresentou aos cariocas um novo estilo de experimentar a black music, levando à cabine DJs, produtores e artistas para apresentações ao vivo, seja no improviso ou em pocket shows. Nicole propôs uma nova forma de enxergar e vivenciar a cultura urbana, reunindo na zona sul ou na  favela, a nata do universo hip hop, misturando galeras sem preconceitos, fortalecendo a cena urbana e tirando as fronteiras, barreiras e rótulos da Black music.

O bonde do amor, como é chamado o público LUV, é sempre presenteado com exclusividades, tendo acesso às novidades ainda não disponíveis no mercado como faixas inéditas, álbuns ainda no forno, talentos do rap ainda desconhecidos e grandes nomes da música. Na ponta da agulha, muita música de preto, mixando batidas do subúrbio de Nova York com o swing das favelas cariocas, tudo junto e misturado, como tem que ser uma festa perfeita e genuinamente a cara do Rio. Em parceria com o DJ Saddam, Nicole e a LUV preparam uma celebração ao samba-rock e carnaval em sets especiais para o projeto Madrugada no Centro. Do for Love!

JUNÚ E O BLOCO DA TERREIRADA CEARENCE – youtu.be/2Ge7-Xxfwa0

O Bloco Terreirada Cearense, idealizado pelo cantor e compositor cearense Junú, leva ao Carnaval de Rua do Rio de Janeiro o que há de mais representativo da cultura nordestina ao apresentar a música de um outro Brasil, do sertão, com poesia, dança e performance em pernas de pau. Além de ritmos como forró, côco, xaxado, baião, xote, boi bumbá, maracatu e frevo; o bloco hoje realizado ao lado de Thais Bezerra e Igor Conde (Oficina de percussão), Raquel Potí (Ala de Pernas de Pau), e Sofia Kern (Oficina de Canto), também traz as composições do cantor Junú e músicas e grupos de cultura popular tradicional, especialmente da região do Cariri – CE. 

O Terreirada traz para o carnaval de Rua do Rio de Janeiro todo o encantamento e beleza dessa tradição ao dar visibilidade à cultura popular nordestina e suas raízes, oferecendo ao púbico, principalmente às novas gerações, outras referências da música brasileira com suas origens, sem ao mesmo tempo deixar de estar conectado com a música universal e contemporânea. Eu já escuto seus sinais!

MARINA IRIS – youtu.be/BByyF1YFp-E  (melhor imagem a partir de 1’20”)

Cantora e compositora revelação da nova geração da MPB e do samba, de voz marcante e interpretação criteriosa, Marina encarna o dinamismo, a diversidade e a intensidade das ruas. É a bagagem que a cantora traz do samba aliada a uma verdadeira entrega a outros ritmos e encontros. Além do repertório do álbum Rueira, lançado em março pela Biscoito Fino, Marina apresenta músicas consagradas que dizem sobre a vivência das ruas, a luta feminina e a luta negra. 

Rueira, que vem sendo bastante elogiado pela crítica especializada, estreou nos palcos com lotação máxima no Teatro Rival BR em 2018. Levou as ruas também a campanha #EuSouRueira, que teve forte adesão feminina no Carnaval. Na ocasião, foram distribuídas mais de 2 mil tatuagens provisórias reivindicando a liberdade feminina para ir e vir, o respeito às mulheres e o direito à livre circulação e ocupação da cidade. 

FERNANDA ABREU – youtu.be/5w6t0axZkn0

Suíngue, balanço, funk, anuncia a cantora carioca, que é uma das precursoras da música pop brasileira e foi pioneira ao unir o samba ao funk, marcas registradas da cidade. Suas apresentações cheias de charme, espalham Amor Geral e liberdade através da música e da dança e transformam qualquer festa num Baile da Pesada com sucessos como Rio 40º, Kátia Flavia e a recente Tambor. Vem Fernanda! 

RINCÓN SAPIÊNCIA – youtu.be/X5p7zyQgA0k youtu.be/ibqAeqWNZ4o

O rapper Rincón Sapiência é destaque na atual cena musical brasileira e agora se prepara para uma participação especial em uma noite carnavalesca cheia de suingue e samba. Com a originalidade de suas composições, marcadas por influências das músicas africana, eletrônica, jamaicana e vertentes do rock, o artista traduz em versos inteligentes e sagazes as experiências vividas nas ruas da periferia paulistana. Sua poesia aborda questões raciais e sociais no contexto da metrópole, reveladas pelo seu rap com clima de positividade, sem prejuízo à postura crítica do discurso. A combinação é resultado da sua notável fome de rima aliada à sua habilidade nata de jogar com as palavras, arrebatando o público em suas apresentações virtuosas.

Em 2017, Rincón Sapiência lançou Galanga Livre, seu álbum de estreia, no qual a notória negritude que distingue o trabalho do Mc paulistano se faz sentir nos ritmos, que vão desde a capoeira até o blues, passando pelo coco e pela tropicália, até o afrobeat, permeadas pela sua veia rock and roll característica. Entre as colaborações mais recentes com outros artistas destacam- se “Ginga”, com Iza, “Inimigos”, com Alice Caymmi e “Chiste”, com Rubel. 

DJ SADDAM 

Com 22 anos de experiência DJ Saddam se tornou uma referência da Black Music, especialmente dentro do Hip-Hop, por mais de 4 anos produziu a festa Back II Black, onde aconteciam shows e batalhas de MCs. Se apresentou nas principais casas noturnas e eventos do Rio e em todas as regiões do país. Abriu dezenas de shows de artistas brasileiros e internacionais. Tem dois CDs lançados: “O ano do Dragão” (2000), onde se projetou em todo o Brasil com o sucesso “calça da gang” e “Batendo de frente” (2002). Hoje, promove o “Baile do Saddam”, é fundador do Opalão76 Hip-Hop Crew e produz o projeto Vitrolaço, que leva a discotecagem em vinil para espaços públicos da cidade. Radialista desde 1988, há 10 anos tem um programa dedicado à Black Music na Rádio Transamérica do RJ.

BATERIA da MANGUEIRA – youtu.be/JMSBisBYhOE

Todo mundo te conhece ao longe, pelo som do seu tamborim e o rufar de seu tambor… A bateria da Mangueira é imortalizada pela batida do surdo sem resposta. A batida forte, que marca e pulsa. Por isso, não procure resposta no regimento da bateria. Quem responde é o coração de quem ouve, fazendo um dueto de batidas firmes e apaixonadas. Para o Madrugada, serão nove ritmistas, um diretor de bateria, um cavaco e um cantor para apresentar os clássicos da Estação Primeira e o samba de 2019. ‘Brasil meu dengo, a Mangueira chegou..’

SERVIÇO

MADRUGADA NO CENTRO – 2018 / 2019 – 16 de Fevereiro/2019

Local: Centro Cultural Banco do Brasil – Rio de Janeiro
Horário: 
22h às 4h
Capacidade: 
até mil pessoas
Ingressos:R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)

Venda dos ingressos: Na bilheteria do CCBB e pelo site www.eventim.com.br

Abertura dos portões: 22h
End.: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro 
Tel.: 
(21) 3808-2000

Curadoria e Produção: Paita Produções Artísticas

Programação completa no clipe e abaixo e no link: www.facebook.com/madrugadanocentro

 

Veja mais artigos
Load More In Outros

Verifique também

Rockin’Kidz muito rock para toda família

Já imaginou ouvir Cantigas de Roda em versões de grandes Clássicos do Rock? Rockin’K…