Home CULTURA Homenagem da Cubango a Bispo do Rosário vira exposição no Rio de Janeiro

Homenagem da Cubango a Bispo do Rosário vira exposição no Rio de Janeiro

0

Fazer o que uma escola de samba apresenta no seu desfile sair da Marquês de Sapucaí e ganhar as salas de um museu é a realização para a agremiação e seus profissionais. E a Acadêmicos do Cubango conseguiu! Estreia nesta sexta-feira, dia 26 de outubro, a partir das 17h, no Museu da Escravidão e da Liberdade, a exposição ‘’Chegança. Bispo do Rosário na Acadêmicos do Cubango’’.

Serão expostas algumas fantasias do desfile de 2018 da verde e branca de Niterói, fotos do desfile que deu a quinta colocação à escola e diversas premiações, imagens da apresentação de protótipos feita na Colônia Juliano Moreira, além de fotos do próprio Bispo do Rosário e um vídeo cedido pelo Museu Bispo do Rosário de Arte Contemporânea.

– Acho muito importante para a Cubango e para o carnaval esse espaço. Não podemos deixar de considerar o aspecto educativo e cultural que a nossa festa tem. Fazer o povo conhecer e entender pessoas relevantes, mas que não possuem tanta atenção do grande público, é uma das missões do carnaval, principalmente sendo a Cubango uma escola de fortes raízes negras – opinou o carnavalesco da escola Gabriel Haddad.

– Será uma importante oportunidade do público conhecer com mais detalhes não só a história do Bispo do Rosário, mas também aquilo que mostramos na Avenida em sua homenagem. Sabemos que muitas vezes durante o desfile não é possível prestar a atenção nos mínimos detalhes. Isso é importante para a conscientização geral da importância que este homem teve. Temos orgulho em mostrar isso – afirmou Leonardo Bora, carnavalesco da Acadêmicos do Cubango.

A exposição ficará disponível até o dia 19 de janeiro. O Museu da Escravidão e da Liberdade fica na Rua Pedro Ernesto, 80, na Gamboa, próximo a Cidade do Samba. Durante a abertura da exposição, a verde e branca de Niterói fará uma apresentação com seu elenco de show. Em 2019, a Acadêmicos do Cubango desfilará com o enredo ”Igbá Cubango – a alma das coisas e a arte dos milagres”. A escola será a última a desfilar no sábado de carnaval pela Série A.

 

Veja mais artigos
Load More In CULTURA

Verifique também

Chegada de Papai Noel em ritmo de samba faz sucesso em shopping de São Paulo

A Bateria da Escola de Samba Império de Casa Verde embalou a chegada do Papai Noel no Sant…