Home CULTURA Diversos Exposição infantil abre programação de aniversário do Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica

Exposição infantil abre programação de aniversário do Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica

0

Programação gratuita no sábado terá ainda oficina de cerâmica, bateria mirim e peça teatral

Para celebrar seu aniversário de 22 anos, completados no último dia 30 de setembro, o Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica resolveu presentear o público com uma exposição totalmente voltada para a garotada, além de uma programação especial com temas infantis. Com estreia no próximo sábado, dia 6 de outubro, às 12h, a mostra “Como Fazer Um Mundo” ocupa o espaço com pinturas e uma instalação frutos de criação coletiva dos alunos da Escola Municipal Uruguai, em Benfica. As crianças participaram de quatro oficinas na escola e duas no próprio Hélio Oiticica, realizadas em parceria com o Museu do Samba, situado na Mangueira. O resultado é um painel composto por vinte pinturas de tema livre e uma instalação com objetos das próprias crianças, expostos a partir da perspectiva do olhar infantil: para que sejam apreciados, os espectadores precisam subir em palets de madeira. A ideia é mostrar como as exposições são concebidas para adultos, no que se refere à altura em que, em geral, as peças são expostas. A exposição fica em cartaz até 27 de outubro.

A programação de sábado terá ainda, a partir de 15h, a Oficina Curto Circuito de Cerâmica e a peça infantil “Poemus”, que integra poesia, performance, música (ao vivo) e artes visuais. Com argumento pensado para crianças de 3 a 11 anos, o espetáculo tem no roteiro poemas de Roseana Murray, José Paulo Paes e Nancy Macedo. Às 16h, é a vez da apresentação da bateria mirim do projeto Meninos do Amanhã.

Instalado no Corredor Cultural da Praça Tiradentes, o Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica é uma referência na difusão da arte contemporânea brasileira e tem como propósito incentivar a reflexão sobre as artes visuais.

 

SERVIÇO

Local: Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica – Rua Luís de Camões 68, no Centro do Rio.

Data: 06/10.

Horário: A partir das 12h.

 

PROGRAMAÇÃO

12h às 18h – Como fazer um mundo – A exposição infantil realizada em parceria com a Escola Municipal Uruguai e o Museu do Samba pretende construir coletivamente um mundo do ponto de vista de crianças. De 6 a 27 de outubro.

15h – Oficina Curto Circuito Cerâmica –  A oficina de cerâmica preparou atividades infantis com o objetivo de desenvolver peças utilizando técnicas ancestrais de modelagem. Dias 6 e 20 de outubro.

15h – Poemus – O espetáculo infantil destinado a crianças de 3 a 11 anos integra poesia, performance, música (ao vivo) e artes visuais. Compõem o espetáculo poemas de Roseana Murray, José Paulo Paes e Nancy Macedo.

16h – Bateria Meninos do Amanhã: apresentação musical da bateria mirim Meninos do Amanhã, contemplados no Edital Prêmio Cultura + Diversidade da Secretaria Municipal de Cultura. Dias 6 e 20 de outubro.

 

Veja mais artigos
Load More In Diversos

Verifique também

Chegada de Papai Noel em ritmo de samba faz sucesso em shopping de São Paulo

A Bateria da Escola de Samba Império de Casa Verde embalou a chegada do Papai Noel no Sant…