Home CULTURA Diversos Teatro Ipanema realiza celebração do Dia do Teatro Acessível

Teatro Ipanema realiza celebração do Dia do Teatro Acessível

0

Comemorado no dia 19 de setembro, o Dia Nacional do Teatro Acessível será lembrado no Teatro Ipanema com uma programação especial. O local vai receber o grupo Os Inclusos e os Sisos – Teatro de Mobilização pela Diversidade com o espetáculo “Ninguém mais vai ser bonzinho” com apresentação gratuita, a partir das 20h30. Com muito humor, o grupo promete encantar pessoas com e sem deficiência.
Criado em 2003 pela atriz Tatá Werneck e já assistido por mais de 100 mil pessoas nas cinco regiões do Brasil, o  grupo “Os Inclusos e os Sisos – Teatro de Mobilização pela Diversidade”, realiza, por todo o país, apresentações e oficinas de teatro acessível inteiramente gratuitas. As atividades são sempre acessíveis, e contam com o apoio e realização da ONG Escola de Gente – Comunicação em Inclusão, fundada pela jornalista e escritora Claudia Werneck, referência internacional no tema da inclusão.

As apresentações do grupo encorajam a participação de pessoas com e sem deficiência na plateia, de diversas faixas etárias. O espetáculo consiste em adaptações de histórias e livros de Claudia Werneck. A mais recente é um espetáculo de esquetes, baseadas no livro “Ninguém mais vai ser bonzinho na sociedade inclusiva”.

“A mostra não tem o objetivo de garantir apenas que pessoas com deficiência estejam nas plateias, mas que todas as pessoas, com ou sem deficiência, possam fruir e participar das produções com total dignidade”, defende Claudia Werneck.

O espetáculo contará com diversos recursos de acessibilidade, como acessibilidade física, assentos reservados para cadeirantes ou quem tem mobilidade reduzida, atendimento com acessibilidade desde a fila, audiodescrição, banheiros reservados, estenotipia, língua de sinais brasileira (Libras), língua de sinais tátil, linguagem simples, material de comunicação em letra ampliada, braile e meio digital (físico e online) e visita tátil às instalações.

Sobre o grupo

“Os Inclusos e os Sisos” surgiu em 2003, a partir da iniciativa da atriz Tatá Werneck, que mobilizou estudantes de Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) para colocar o teatro a serviço de temas como inclusão, direitos e acessibilidade. Em 2015, foi reconhecido no escritório das Nações Unidas em Viena, na Áustria, como uma das mais inovadoras experiências em direitos de pessoas com deficiência do mundo.
Serviço:
“Ninguém mais vai ser bonzinho”

Local: Teatro Ipanema (Rua Prudente de Morais 824 A, Ipanema)

Data: 19 de setembro de 2018

Horário: 20h30

Classificação: Livre
ENTRADA GRATUITA

Veja mais artigos
Load More In Diversos

Verifique também

“O Fagote” é o tema da Campanha #AulaEmCasa com Ariane Petri,

A primeira fagotista da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro Nascida…