Home CULTURA Diversos Fórum Queermuseu. Com o tema: CRENÇAS E MANIFESTAÇÕES RELIGIOSAS

Fórum Queermuseu. Com o tema: CRENÇAS E MANIFESTAÇÕES RELIGIOSAS

0

Vale a pena dar uma conferida. O Fórum faz parte do projeto QUEERMUSEU: Cartografias da Diferença na Arte Brasileira – Abriu exposição em 18 de agosto, com 214 obras expostas nas Cavalariças do Parque Lage

A exposição Queermuseu: Cartografias da Diferença na Arte Brasileira, fechada e censurada em 10 de setembro do ano passado (no Santander Cultural, em Porto Alegre), abriu em 18 de agosto, nas Cavalariças da Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV). A aguardada remontagem no Rio contará com 214 obras de 82 artistas reconhecidos nacional e internacionalmente, como Adriana Varejão, Alair Gomes, Alfredo Volpi, Cândido Portinari, Efrain Almeida, Guignard, Leonilson, Lygia Clark, Pedro Américo, Sidney Amaral e Yuri Firmeza. A curadoria de Gaudêncio Fidelis reuniu trabalhos provenientes de coleções públicas e particulares, que percorrem um arco histórico de meados do século XX até a atualidade, formando um mosaico significativo da diversidade estética e geracional da produção artística no país. A Queermuseu é a primeira plataforma com abordagem exclusivamente queer já realizada no Brasil e a primeira da América Latina com tal envergadura.

Em paralelo à mostra, como programa público, a EAV promoverá o Fórum Queermuseu. Discussões em torno das manifestações culturais periféricas, das diversas identidades de gênero e orientações sexuais pretendem reforçar o movimento contra a censura e a intolerância, além de reconhecer a pluralidade artística brasileira. A curadoria e coordenação do fórum estão a cargo de Ulisses Carrilho, curador da EAV Parque Lage. As mesas públicas acontecem sempre às terças, quintas e sábados, durante toda a temporada da exposição, que seguirá em cartaz até 16 de setembro de 2018. Entre os temas: “A judicialização da Arte”, “Crenças e Manifestações Religiosas’, “O Caso Queermuseu: entre a liberdade e a censura”, “Arte e Política”, “Teoria Queer” e “Fake News”.

Fórum – CRENÇAS E MANIFESTAÇÕES RELIGIOSAS
Nessa quinta, 23 de agosto, das 19h às 22h
Queermuseu: Cartografias da Diferença na Arte Brasileira
Local: Escola de Artes Visuais do Parque Lage
End: Rua Jardim Botânico, 414
http://eavparquelage.rj.gov.br/programacao-queer/
Entrada franca

Crédito da Foto – Canal Brunno Rodrigues

Veja mais artigos
Load More In Diversos

Verifique também

Ana Paula Minerato e Tânia Oliveira são laureadas em Premiação

Em noite de gala e muito glamour, foi realizado nesta segunda-feira (09), no Espaço APESP,…