Home CULTURA Diversos Museu do Samba promove roda de debate sobre abolição da escravatura nos enredos carnavalescos

Museu do Samba promove roda de debate sobre abolição da escravatura nos enredos carnavalescos

0

O Evento debate os 130 anos da Lei Áurea e tem entrada gratuita

Em 2018 completa 130 anos da assinatura da Lei Áurea, que marca legalmente o fim do período escravagista no Brasil. A data simbólica será tema do evento “Realidade ou Ilusão?”, do Museu do Samba, que irá debater no dia 18 de maio o tema da abolição nos enredos das escolas de samba do Rio de Janeiro. Serão abordados carnavais emblemáticos, que levaram para a Avenida a trajetória do negro e seu papel na sociedade, como “Sublime Pergaminho” (1968) – Unidos de Lucas, “Kizomba, Festa da Raça” (1988) – Vila Isabel, “100 anos de Liberdade, Realidade ou Ilusão” (1988) – Mangueira, “Templo Negro em Tempo de Consciência Negra” (1989) – Acadêmicos do Salgueiro e “Meu Deus, Meu Deus, Está Extinta a Escravidão?” (2018) – Paraíso do Tuiuti.

Para debater esses carnavais, irão compor a mesa Jack Vasconcelos, carnavalesco da Paraiso do Tuiuti, Rody da Mangueira, compositor e baluarte da Verde e Rosa, Nathalia Sarro, do Departamento Cultural da Vila Isabel, Luiz Fernando Reis, carnavalesco do Salgueiro em 1989 e o carnavalesco Sid Camillo, que falará sobre o histórico enredo da Unidos de Lucas. Quem mediará a conversa entre os bambas será a pesquisadora e imperiana Rachel Valença, integrante do Conselho do Museu do Samba.

O público terá ainda oportunidade de assistir a exibição do documentário “Kizomba – 30 Anos de um Grito Negro na Sapucaí”, lançado em maio de 2018 pelo Departamento Cultural da Vila Isabel.

Toda a programação é gratuita e faz parte da 16ª Semana de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Os interessados devem confirmar presença pelo e-mail contato@museudosamba. org.br.

O Museu do Samba conta com apoio institucional do Pontofrio.

Serviço:

MUSEU DO SAMBA

“Realidade ou Ilusão? A Abolição da Escravatura nos Enredos das Escolas de Samba”.

Data: sexta-feira, 18 de maio

Horário: 15h – Exibição do Documentário “Kizomba – 30 Anos de um Grito Negro na Sapucaí”, seguido de debate.

Endereço: Rua Visconde de Niterói, 1296 – Mangueira

Entrada: Gratuita

Inscrições: contato@ museudosamba.org.br

Informações: (21) 3234-5777

Facebook: museu.do.samba

Instagram:  museudosamba

Classificação: Livre

Veja mais artigos
Load More In Diversos

Verifique também

Theatro Municipal Palco Livre, Vale e Petrobras convidam André Heller-Lopes e Ricardo Levisky

A Série Desafios aborda um assunto vital para teatros brasileiros e latino-americanos: pat…