Home CULTURA Diversos Museu do Samba abre temporada de gravações de depoimentos dos “Bambas do Samba”

Museu do Samba abre temporada de gravações de depoimentos dos “Bambas do Samba”

0

A riqueza de detalhes que compõe o carnaval cai nas graças do grande público durante os quatro dias de festa e encanta multidões. Mas o espetáculo não se resume a isso. Histórias, memórias e saudades de quem trabalha duro para construir esse que é um dos símbolos do Brasil, dizem muito sobre o que realmente é o carnaval carioca.

São essas as histórias registradas com a gravação de depoimentos de grandes nomes do samba carioca, falando um pouco de suas vidas, as contribuições dadas ao samba e relembrando fatos do passado.

A ação, que é apresentada pelo Ministério da Cultura e patrocinada pelo Pontofrio, irá receber no dia 14 de abril, às 10h, o sambista Almir Jorio e a carnavalesca Maria Augusta, que grava seu depoimento às 13h.

Almir é filho do saudoso Amaury Jorio, um dos fundadores da Imperatriz Leopoldinense, que fez de sua casa a sede da escola nos primeiros anos de existência. Já Maria Augusta é uma das mais renomadas carnavalescas do Brasil, com passagens por agremiações como Paraíso do Tuiuti, Acadêmicos do Salgueiro, Beija-Flor, União da Ilha do Governador e Tradição, tendo conquistado inúmeros títulos em sua carreira.

O Museu do Samba já gravou mais de 100 depoimentos, entre eles o de Leci Brandão, Monarco, Bira Presidente e Nelson Sargento. A iniciativa tem por objetivo preservar a história do samba, valorizando o papel do sambista na construção cultural desse traço da identidade nacional. Os depoimentos ficam disponíveis para consulta pública no acervo do Museu.

Em 2018, serão realizados registros de 12 bambas do samba. Para assistir às gravações ao vivo, basta enviar e-mail para contato@museudosamba.org. br e aguardar a confirmação, pois as vagas são limitadas.

foto: Diego Mendes

SERVIÇO

MUSEU DO SAMBA

Gravação para o projeto “Memória das Matrizes do Samba do Rio de Janeiro”, com Almir Jorio e Maria Augusta.

Data: sábado, 14 de agosto

Horário: 10h – Almir Jorio ; 13h – Maria Augusta

Endereço:  Rua Visconde de Niterói, 1296 – Mangueira

Entrada: Gratuita

Inscrições: contato@museudosam ba.org.br

Informações: (21) 3234-5777

Veja mais artigos
Load More In Diversos

Verifique também

Theatro Municipal Palco Livre, Vale e Petrobras convidam André Heller-Lopes e Ricardo Levisky

A Série Desafios aborda um assunto vital para teatros brasileiros e latino-americanos: pat…